Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Alvino Pimentel era natural de Alagoas, aportou na Rainha da Borborema e tornou-se um abastado exportador de algodão na época áurea da cultura algodoeira e detinha relações estreitas com grandes personalidades políticas do Brasil. Entre eles, o ex-presidente JK, o qual recebeu e hospedou o mesmo em sua confortável residência situada na Rua Getúlio Vargas, quando o mesmo visitou Campina Grande pela segunda vez, para inauguração da Adutora de Boqueirão, atendendo ao famoso pedido de Alvino: "para mim não quero nada, mas para Campina Grande peço uma adutora".

O livro "Folclore Político", de Sebastião Nery, reúne uma série de contos que foram absorvidos pela História de políticos brasileiros. Entre estes contos, na seção dedicada ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, encontramos a seguinte narrativa:

"Candidato a presidente, hospedou-se em Campina Grande, na casa do coronel Alvino Pimentel, industrial e homem refinado. Tratou JK como um rei: queijos da França e caviar da Rússia. Cinco anos depois, no fim de seu mandato, Juscelino retornou a Campina Grande para inaugurar o serviço de água, promessa de campanha. Quando a porta do avião abriu, a primeira pessoa que apareceu lá embaixo foi um senhor de cabelos brancos. Chamou Abelardo Jurema:
- Quem é aquele de cabelos brancos ali no pé da escada?
- É o compadre Alvino, onde o senhor se hospedou.
Juscelino desceu sorrindo, os abraços abertos:
- Coronel Alvino, e os queijos?"
Hugo Felinto, bisneto do entusiasta Alvino Pimentel, produziu o curta "Compadre Alvino" como resultado do Trabalho de Conclusão do Curso de Arte e Mídia, da UFCG, após disponibilização do autor na rede social YouTube, reproduzimos esta grande contribuição á memória política e empresarial de Campina Grande:


 

5 comentários

  1. Anônimo on 20 de abril de 2018 às 22:32

    Dentre outros,um momento culminanante do Blog!
    Uma bela história que as gerações mais novas não conheciam, e que eu ouvia desde sempre,por Sebastião Nery, pelo Prof Marcos Pimentel...E contada agora belamente por seus descendentes,de forma emocionante.
    O Compadre Alvino não será esquecido!

    Braulio José Tavares

     
  2. BlogRHCG on 22 de abril de 2018 às 16:45

    É sempre uma grande honra contar com as frequentes visitas do ínclito Braulio Tavares ao BlogRHCG. Sobeja-nos orgulho por suas inserções.

     
  3. Edmilson Rodrigues do Ó on 1 de setembro de 2020 às 14:14

    Conheci toda essa verdadeira história. Depois do declínio do ciclo do algodão durante o qual Campina Grande ocupou o terceiro lugar no mundo ficando atrás apenas de Hamburgo na Alemanha e New Orleans nos Estados Unidos, o Sr. Alvino de Farias Pimentel passou a exercer suas atividades no ramo automobilístico tornando-se concessionário da Mercedes-Benz do Brasil S. A. para todo o Estado da Paraiba, com sede em Campina Grande. A sua nova empresa cuja razão social era; Alvino Pimentel Comercio e Representações S. A. e funcionou durante muitos anos na Rua Félix Araújo, nas Boninas, centro da cidade. Eu, EDMILSON RODRIGUES DO Ó, trabalhei na empresa como acessor do Sr. Alvino durante o período de 1957 a 1963 após ter ele encerrado as atividades empresariais.

     
  4. Anônimo on 28 de setembro de 2023 às 15:42

    Adorei a historia

     
  5. Anônimo on 12 de março de 2024 às 21:01

    Excelente matéria 👏👏!
    Adorei saber toda história de tio Alvino, irmão da minha avó materna Aurora .

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br