Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?



Um de nossos grandes colaboradores, o professor universitário Mario Vinicius Carneiro Medeiros*, convida os leitores e visitantes do RHCG a conhecer o seu novo livro: "O CRIME DE CARLOTA LÚCIA DE BRITO - A VERDADE DOS FATOS"       

Este livro narra a história de Carlota Lúcia de Brito, mulher que mandou matar o  Dr. Trajano Chacon, um ex-Vice-Presidente da Província da Parahyba, em Areia, no ano de 1849.

Mario Vinicius Carneiro Medeiros
O texto se desenrola como se fossem cenas de uma peça teatral, apresentando três grandes atos e um entreato, que é a descrição da ilha de Fernando de Noronha. O primeiro ato é o histórico dos personagens; o segundo é o processo e o julgamento destes, seguido pelo entreato. Por fim, o  terceiro ato trata da vida de Carlota na ilha, trazendo um novo desfecho para seus últimos dias, desfazendo o final aparentemente feliz, outrora narrado por outros escritores que também trataram  do referido assassinato.

O livro conta com mais de 400 páginas. Tem por fundamento o processo judicial, documentos oficiais e as notícias publicadas pelos jornais da época, Ao trazer novos dados ao Caso Carlota, o autor termina por desmistificar o destino da mulher fatal, contrariando a história construída por Horácio de Almeida e engordada pela memória da cidade de Areia e sua região. Carlota Lúcia de Brito é aqui mostrada apenas como uma mulher forte que, numa sociedade controlada por homens, sofreu ameaças e teve a coragem de revidá-las. Sua personalidade já foi estudada em diversas universidades brasileiras e até de outros países, a exemplo dos Estados Unidos, Inglaterra e Argentina.  

Declamação do cordel sobre a história, pela poetisa Anne Karolynne

Mário Vinícius Carneiro Medeiros é formado em Direito e em Licenciatura Plena em História pela UEPB. É Mestre em História do Direito pela Universidade de Lisboa, Portugal. É professor da UEPB, UFPB e UNIFACISA e autor do livro Treze Futebol Clube: 80 anos de história (2006)


O livro está à venda no Catalivros da Praça Clementino Procópio.



0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br