Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Certamente esta foto se insere naquele seleto grupo de "uma das fotos mais raras já postadas neste Blog".

Do baú do memorialista Walter Tavares, a quem credita a imagem para a Década de 1920, nos apresenta a Rua Marquês do Herval, em seu Largo do Rosário... como o próprio nome já designa, trata-se da área frontal à Igreja da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída em 1831; tudo ainda desprovido de qualquer infraestrutura urbana, como diríamos, "no chão"! 

Anos mais tarde, este largo dará lugar à Praça Índios Cariris (1929) que acolherá em sua área a agência dos Correios e, ao lado, a Praça José Américo que, tempos depois, e várias reformas, serão unidas como a Praça da Bandeira.

O imóvel ao extremo direito da foto, de janelões, viria ser o Instituto Pedagógico Campinense, que também evoluiria para ser o Colégio Alfredo Dantas. E, lá no final, no centro da foto ao lado esquerdo da Igreja, vemos parte da antiga Casa de Cadeia!

A antiga Igreja do Rosário foi demolida em 1940, na polêmica reforma urbanística empreendida na gestão do prefeito Vergniaud Wanderley, para o prolongamento da avenida Floriano Peixoto. 

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br