Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?



No ano de 1992, a equipe de produção do "Programa Legal", da Rede Globo, apresentado pelos atores Regina Casé e Luiz Fernando Guimarães, esteve em Campina Grande para gravação de uma edição com o tema "O Maior São João do Mundo".

A exibição deste programa completa, em 2017, 25 anos!!!

Graças à colaboração de Lucas Azevedo, filho do jornalista e professor Rômulo Azevedo,  um dos idealizadores do blog "30diasdefesta", reapresentamos o "Programa Legal" que pautou nosso evento para todo o Brasil.


Atrevemos-nos a tecer algumas considerações sobre o vídeo acima:

No programa da Rede Globo, apresentado por Luiz Fernando Guimarães e Regina Casé no ano de 1992, é apresentado o tradicional “deboche” das emissoras do Sudeste quando  fala da Paraíba. O fato fica ainda mais evidente na figura de Luiz Fernando, inclusive quando ele diz a certa altura, que não estava gostando do Maior São João do Mundo (quando alguém pergunta se ele gostava da festa e ele diz “médio”).

Mesmo assim, o programa traz grandes momentos, principalmente ao divulgar artistas nordestinos, como Dominguinhos, Alceu Valença, Elba Ramalho, Bráulio Tavares, Flávio José, Biliu de Campina, Jackson do Pandeiro, Edmar Miguel e Abdias, sim, falam do ex-marido de Marinês que morreu no ano de 1990, dois anos antes do programa.

É visto a Feira de Campina Grande, a cidade de Fagundes, o tradicional “Péla Poico”, que existia na Avenida Canal, o Forró do Candeeiro, além de algumas figuras conhecidas de nossa cidade: Olavo Rodrigues, ex-presidente do Treze, o cantor Tan, Saulo Florindo, ex-diretor da quadrilha Xote Menina (que aparece no programa), as Ceguinhas de Campina Grande, além da quadrilha “Virgens da Seca”.

Lucas Azevedo era um dos idealizadores do site www.30diasdefesta.com.br, que retratava o maior evento da Paraíba, “O Maior São João do Mundo”, com dicas para os turistas que visitavam nossa urbe.  

4 comentários

  1. Anônimo on 15 de maio de 2012 às 01:39

    Nesta época as bandas de forró ainda não estava em evidência.

     
  2. Anônimo on 15 de maio de 2012 às 04:45

    Se os paraibas da capitá JP, nos chamam de matutos imagina os cariocas, mas o programa foi bem criativo e divertido.

     
  3. Anônimo on 17 de junho de 2017 às 18:26

    Pelo tempo quanto mais principalmente(Valei-me São João Ribeiro!)

     
  4. Unknown on 23 de julho de 2017 às 00:43

    Arretado, muita saudade.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br