Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

(por Jônatas Pereira)




Neste dia 9 de março de 2016 completou 77 anos da inauguração do abastecimento de água e esgoto de Campina Grande, provindos da Barragem de Vaca Brava. 

O Interventor Federal, o campinense, Argemiro de Figueiredo inaugurou solenemente este melhoramento no dia 9 de março de 1939. Foi uma grande festa cívica realizada nas ruas de Campina Grande. A cidade estava clamando por um abastecimento digno já que a Barragem de Grota Funda e Puxinanã não davam mais "conta do recado" com a cidade crescendo cada vez mais. 


Abaixo, fotos da festa de inauguração nas ruas centrais de Campina Grande:

Av. Floriano Peixoto (Catedral conto esquerdo)

Ângulo de Visão da Foto: Rua Marquês do Herval. Muito provavelmente a foto foi captada de cima do antigo prédio dos Correios, que era localizado no meio da Praça da Bandeira. Vê-se: casario da Rua Marquês do Herval e, ao fundo, a Pç Clementino Procópio e, a direita parte da Igreja do Rosário (demolida) e pequena parte da calçada da Praça Índios Cariris (Pç. da Bandeira)

Ângulo de Visão da Foto: Calçada do Posto Futurama em direção à Praça da Bandeira - Vê-se parte da Usina de Luz e Força, onde hoje é a Praça Clementino Procópio. A rua por onde desce a banda marcial é a Av. Floriano Peixoto. Ao fundo, o prédio branco é a Igreja do Rosário (demolida).  

A demanda pelo precioso líquido estava cada vez maior e a população campinense necessitava de um abastecimento moderno a altura da Rainha da Borborema. 

Abaixo está a reportagem do imemorial jornal campinense "Voz da Borborema" órgão situacionista dirigido por Acácio de Figueiredo, irmão de Argemiro de Figueiredo, de 9 de março de 1939 sobre este importantíssimo dia.

(Clique nas imagens para ampliá-las)









1 Comment

  1. Anônimo on 20 de dezembro de 2016 às 14:38

    PARECE O JOGO CIV MAS NUM PAÍS DO NORTE ISSO SERIA ALGO COMUM MAS NO NORTE DO SUL ISSO É WOW

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br