Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Clique na Imagem para Ampliá-la

A Rua Marquês do Herval, já fora chamada de "Rua dos Armazéns" bem como "Praça do Algodão", uma vez que era lá que se concentrava alguns locais de comercialização de algodão, dos quais se espalhavam grandes fardos, sob responsabilidade dos grandes comerciantes do gênero, com firmas estabelecidas na região central da cidade.

Também já foi a “Rua  Nova”, a “Rua  do  Comércio”,  “Rua Barão da Passagem” mas, por fim, “Rua Marquês do Herval”, em homenagem (?!) a um militar brasileiro Ministro da Guerra que, no século XIX, destacou-se na  Guerra  do  Paraguai.

Na foto acima, sem precisão de data, podemos visualizar ao centro uma ponta da Praça da Bandeira, demarcando a bifurcação que abria acesso para a extinta Rua do Progresso e, à direita, o antigo Banco Auxiliar do Povo e uma parte da Recebedoria de Rendas.

Foto pertencente ao acervo particular do Dr. Evaldo Dantas da Nóbrega, médico e membro do Instituto Histórico de Campina Grande.

5 comentários

  1. Valfrêdo Farias on 30 de setembro de 2016 às 22:23

    Sem palavras!!!

     
  2. Valfrêdo Farias on 30 de setembro de 2016 às 22:23

    Sem palavras!!!

     
  3. Anônimo on 1 de outubro de 2016 às 10:09

    Que bela foto !! Obrigado ao Retalhos e ao Dr. Evaldo

     
  4. Edmilson Rodrigues do Ó on 3 de outubro de 2016 às 12:52

    Todos queremos o progresso; em contrapartida, perdemos muito da nossa história. Que bela imagem! Acredito que esta foto deva ser do final da década de 1940 ao início da de 1950. Destaca-se à direita o Banco Auxiliar do Povo de propriedade do Sr. Tertuliano Barros (Seu Terto) e Severino Bezerra Cabral. Visinha a ele, nota-se a casa de dona Dinamérica (dona Merquinha) e mais além a sede da firma algodoeira
    J. C. Arruda e Cia. Bons tempos; parabéns...!

     
  5. Unknown on 3 de outubro de 2016 às 13:09

    Tão bom quanto a imagem, são os comentários de quem vivenciou tudo isso!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br