Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O livro "A Invenção de um Lugar: vivências e memórias da Favela da Cachoeira", da autora Hilmaria Xavier Silva é resultado da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós- Graduação em História da UFCG. 

O livro conta a História da Favela da Cachoeira, considerada pelo senso comum a favela campinense portadora das piores condições habitacionais. Além da falta de saneamento, coleta de lixo, pavimentação e outros serviços básicos, os moradores locais conviviam com o desabamento de encostas e barreiras. Por mais de quatro décadas, dezenas de casas foram ao chão no período de chuvas, deixando famílias inteiras desabrigadas. A favela chegou a ter, entre os anos de 1959 e 2006 (datas que marcam respectivamente o início de sua formação espacial e a desconstrução daquele lugar enquanto espaço habitado) cerca de 2.336 habitantes, 670 habitações, sendo 40% delas em situação de risco.

O livro traz ainda relatos orais de memórias de ex moradores da favela, que contam como era viver na favela, contam suas conquistas decorrentes de suas lutas sociais que resultaram na mudança dos moradores para o Bairro da Glória.

A autora chegou a este objeto de estudo por duas razões: uma razão pessoal, pois sempre foi moradora da zona leste da cidade e cresceu próximo a favela, ouvindo seus moradores, ouvindo o discurso da mídia e a forma como a favela era propagandeada pela sociedade, e por uma razão acadêmica, pois uma História formal sobre a favela da Cachoeira ainda não havia sido contada, e para contribuir com os debates historiográficos acerca dos populares da cidade de Campina Grande.

Com este livro, a autora deseja mostrar que a Favela da Cachoeira não foi somente um lugar de  violência e precariedade, mas foi também um lugar de afetividades, festejos, lutas e conquistas. 

Lançamento: 13 de setembro de 2016, no MAPP (Museu dos Três Pandeiros), às 19:30 horas.

____________________________________
Hilmaria Xavier Silva é Mestre em História pela Universidade Federal de Campina Grande e Doutoranda em História pela Universidade Federal de Pernambuco.

2 comentários

  1. Marinelson Almeida Silva on 9 de setembro de 2016 às 17:36

    Sucesso no lançamento deste livro que conta a historia de uma parte importante de Campina Grande, no divisor de classes que era a cachoeira até com bairros mais humildes de Campina Grande. Era um umbigo que estava alí por anos mas a sociedade campinense fazia de conta que não existia. Grande tema, parabéns Hilmária !!!!!

     
  2. MAERSON MEIRA on 31 de maio de 2017 às 08:21

    Excelente publicação acadêmica, mas com um conteúdo muito importante para preservação das memórias de Campina Grande, pela qual, lamentavelmente, vem passando por um processo de degradação sem precedentes, onde seu patrimônio histórico e cultural vem sendo destruído dia a dia, a exemplo das várias demolições de casas com arquitetura única na cidade. Uma pena.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br