Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Uma das raridades fotográficas postadas neste Blog! A imagem acima retrata a equipe de profissionais da saúde que compunham o SAMDU-Serviço de Assistência Médica e Domiciliar de Urgência de Campina Grande, que funcionou vizinho ao II Batalhão de Polícia Militar, à Rua D.PedroI, em prédio recentemente demolido, onde abrigava a Central de Polícia Civil.

Na foto acima, do acervo pessoal do médico e industrial Humberto Almeida (in memorian), estão reconhecidas o próprio Humberto (o mais alto de terno branco), o enfermeiro Manoel Barbosa, no degrau mais alto, Luiz Alves Filho, ou simplesmente Seu Luiz enfermeiro, esse com macacão escuro, no canto inferior esquerdo e, ao lado do Dr. Humberto, a jovem de óculos, que exercia as funções de Secretária do SAMDU, é a Deputada Federal Luiza Erundina, ex-prefeita de São Paulo, à época aluna da Faculdade de Serviço Social de Campina Grande.


Em outra foto, do mesmo acervo, acima, figuram os médicos identificados: Em pé; Agripino Cavalcante o segundo, Humberto Almeida o terceiro, João Ribeiro o quarto. Sentados: Guttenberg Falconi o primeiro, Gilvan Barbosa o terceiro, Djalma Barbosa o quarto e o quinto Newton Figueiredo.

Para dinamizar nossa postagem, agradecemos aos que puderam complementar as identificações e/ou ratificar os já identificados.

Fotos: Acervo Humberto Almeida
Agradecimentos: Maria Ida Steinmüller - IHCG

8 comentários

  1. Anônimo on 4 de abril de 2016 às 11:51

    Esse SAMDU, Equivale ao Hospital de Trauma/ou UPA, nos dia de hoje? Qual a data da foto acima? Era um Sistema público pertencente a qual esfera, e até que ano funcionou? Obrigado desde já! Meu Nome é Diego Cantilino.

     
  2. Soahd on 4 de abril de 2016 às 15:00

    Tem coerência que existia assistência domiciliar naquela época, pois minha mãe falava que o enferneiro Manuel Barbosa foi quem atendia meu avô que tinha problemas cardíaco (morava na Prata), ele faleceu em 1957 ou 1958, então nestes anos anteriores tinha este atendimento pelo SAMDU.

     
  3. BlogRHCG on 4 de abril de 2016 às 17:40

    O SAMDU equivaleria a UPA, no modelo que temos da Saúde Pública de hoje, com o atendimento domiciliar.
    Era conhecido na cidade como o "PU".
    Infelizmente ainda não temos a data da foto.

     
  4. Valfrêdo Farias on 4 de abril de 2016 às 21:41

    Sobre o PU, lembro que na rua Dr. Severino Cruz havia uma unidade, mais ou menos onde ficava a antiga sede da Polícia Federal.

     
  5. Valfrêdo Farias on 4 de abril de 2016 às 21:41

    Sobre o PU, lembro que na rua Dr. Severino Cruz havia uma unidade, mais ou menos onde ficava a antiga sede da Polícia Federal.

     
  6. Anônimo on 5 de abril de 2016 às 20:12

    Cada época teve sua organização, seus sistemas e suas siglas,devendo o SANDU ter funcionado nas dependências do Pronto Socorro Municipal.
    O precioso registro deve ser do início dos anos 60,e o primeiro Médico sentado parece ser o Professor Firmino Brasileiro.
    Verdadeiros heróis,pois tudo vinha para CG,sem falar em acidentes aéreos,ferroviários,explosões etc.

    Braulio José Tavares

     
  7. Anônimo on 4 de março de 2018 às 01:41

    O QUINTO MÉDICO DE PÉ, TRATA-SE DE DR. PAULO GALVÃO, PAI DOS FAMOSOS OFTALMOLOGISTAS DR. PAULO GUSTAVO GALVÃO, EM BELO HORIZONTE MG E DR. ROBERTO GALVÃO, EM RECIFE - PE.

     
  8. Marcialuz on 13 de novembro de 2021 às 21:55

    Minha tia foi enfermeira no SAMDU

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br