Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Faleceu, na noite desta quarta-feira 24 de fevereiro de 2016, em Campina Grande, o empresário Fernando Marques de Almeida, aos 93 anos.

'Seu Fernando', como era conhecido, nasceu em 15 de fevereiro de 1923, filho de Dyonisio Marques de Almeida. Era uma figura ímpar; simpático, carismático, ético e solícito. Apesar da idade, não se entregava ao enfado e mantinha-se em constante movimento, incluindo o tradicional almoço de domingo em família no Restaurante La Costa.

A família Marques de Almeida representa uma História de grandes investimentos no setor industrial da Campina Grande de outrora, tendo na Indústria Têxtil Marques de Almeida e a Fábrica de Sabão Pernambucana, dois desses exemplos, fundadas pelos irmãos Dyonísio Marques de Almeida (seu pai) João Marques de Almeida (tio) . 

Fernando Marques de Almeida integrou o Conselho Diretor da FIEP até o ano de 2014 quando, por sua contribuição à Federação, recebeu Medalha de Honra ao Mérito e recebeu do atual Presidente, Francisco Buega Gadelha, a seguinte declaração, em seu discurso:

 “Devo a Fernando Marques a oportunidade de chegar nesta Casa (FIEP), ainda como estagiário. Com ele aprendi muito e por isso lhe serei sempre grato. O que Fernando Marques fez pela indústria em nosso Estado será memorizado e contemplado por muitos anos. Um exemplo é a conclusão deste prédio sede da nossa Federação das Indústrias entregue em suas mãos apenas com a concretagem armada, porque a empresa potiguar que conduzia a obra faliu. E ele com toda a sua competência que sempre lhe foi peculiar, deu sequência aos trabalhados até o fim com muita maestria. Posteriormente, foi confiada a ele a construção do Centro de Atividades Dionísio Marques de Almeida, no município de Patos, onde ele também mostrou a sua expertise administrativa”.


********************************************************************

Indústrias Marques de Almeida, em Campina Grande:

Fachada voltada para as Boninas (Anos 50)

Vista aérea da Indústria Marques de Almeida: Boninas, Rua Getulio Vargas (ao fundo),
vendo-se também parte do interior do Colégio das Damas e o famoso Bar Ferro de Engomar, 
no início da Rua Rui Barbosa.

Fotos: Livro "Memorial Fiep"

********************************************************************
 
Encontrada em edição da Revista "O Cruzeiro" de 1938, um comercial da firma "Marques de Almeida & Cia". Colaboração de Edival Toscano Varandas:


********************************************************************

Fábrica de Sabão Pernambucana

A Indústria Marques de Almeida & Cia, que detinha entre seus negócios a Fábrica de Sabão Pernambucana, em Campina Grande, era dirigida pelos irmãos João Marques de Almeida e Dionysio Marques de Almeida, e foi inaugurada no dia 7 de setembro de 1925.

A fábrica tinha três grandes divisões em suas instalações, ocupava 2.700 metros quadrados, e estava localizada na atual Rua Getúlio Vargas.

Os irmãos João e Dionysio Marques de Almeida

***     ***     ***     ***     ***
Série: "Annuário de Campina Grande 1925" (Parte 7/RHCG)
Gentilmente cedido pelo colaborador Jônatas Rodrigues

3 comentários

  1. Edmilson Rodrigues do Ó on 28 de fevereiro de 2016 às 21:00

    Conheci Fernando Marques de Almeida desde os idos de 1956, época em que ele foi membro do Conselho Fiscal de uma emprêsa da qual eu fazia parte. Trabalhávamos vizinhos, na velha e histórica Boninas, época em que ele ja residia na Rua Getúlio Vargas - 205, ao lado da histórica mercearia Ferro de Engomar. Assim é a vida...!

     
  2. Unknown on 24 de agosto de 2018 às 20:56

    Muito bom encontrar esta referência às Indústrias Marques de Almeida. Esse nome fez parte da minha infância, através das histórias contadas por meu pai, que fora empregado da empresa, até seu fechamento nos anos 80, fruto da crise do algodão que assolou tragicamente o setor. E sempre que meu pai falava de Marques de Almeida, era quase impossível não se referir a seu Fernando ou Dionysio Marques de Almeida, como também ao bar do Anacleto, ponto que parecia ser obrigatório para trabalhadores da região, na época. Saudades de um tempo de vida difícil mas também puro.

     
  3. Unknown on 25 de outubro de 2021 às 16:18

    História do homem que renegou a origem do meio irmão, Leucio Marques de Almeida, filho de João Marques de Almeida.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br