Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Até o final de outubro, o acervo do Diário da Borborema, adquirido em regime de comodato pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) junto aos Diários Associados, estará a disposição do público para pesquisa. O acervo com mais de 800 cadernos que retratam mais de meio século da história de Campina Grande, com alguns fragmentos da Paraíba e do Brasil, se encontra na Biblioteca Átila Almeida, que funciona no Câmpus de Bodocongó da Instituição.

Antes de liberar o acervo para consulta pública, a UEPB, através da Pró-Reitoria de Cultura, Coordenadoria de Comunicação e da Biblioteca Central, está realizando toda a catalogação do material. A bibliotecária Estela Santos, responsável pelo trabalho, ressalta que o processo de catalogação está bastante adiantado e deve ser concluído ainda este mês. Os cadernos “azuis” com exemplares do DB estão sendo organizados por data, mês e ano, e receberão um código, para facilitar a pesquisa.

A primeira parte dos trabalhos foi a higienização da coleção. “A parte de higienização já foi finalizada e agora estamos na fase de catalogação”, explicou a bibliotecária. Só após o término da catalogação é que o material estará disponível para consulta. Além do acervo do DB, a Átila Almeida também guardará parte do acervo fotográfico do Diário da Borborema e os discos de vinil da antiga Rádio Borborema, hoje Rádio Clube.

Desde abril deste ano a UEPB assumiu a condição de guardiã do acervo jornalístico do Diário da Borborema, periódico campinense que deixou de circular no dia 1º de fevereiro de 2012, após 54 anos de existência. Considerado um tesouro que guarda a memória de Campina Grande durante mais de meio século, o acervo do DB conta com mais de 800 livros e contabiliza mais de 17 mil edições do periódico, desde a primeira edição histórica do dia 2 de outubro de 1957 até a última edição do dia 1º de fevereiro de 2012. O acervo fotográfico contém entre 5 mil e 6 mil fotos registrando a história de Campina Grande e da Paraíba.

2 comentários

  1. Unknown on 23 de setembro de 2015 às 22:00

    Muito bem dito!
    Esperamos ansiosamente,já pensando na inevitável digitalização.

    Braulio José Tavares

     
  2. Unknown on 23 de setembro de 2015 às 22:00

    Este comentário foi removido pelo autor.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br