Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Escolinha do Professor Nicolau - Auditório da Rádio Borborema - Década de 1950
Foto Acervo: Iône Macedo

Um dos marcos da programação pretérita da Rádio Borborema foi, sem dúvida, o programa “A Escolinha do Professor Nicolau”, criada pelo radialista Eraldo César.

O formato do humorístico nos remete à recente lembrança de outra atração nos mesmos moldes produzida e exibida pela Rede Globo, a ‘Escolinha do Professor Raimundo’. 

O programa contava com um cast de radioatores notáveis, como Hilton Mota, Genésio de Sousa, Eraldo César, Aderson Costa, Dinaldo Barreto, Silvinha de Alencar, Edileuza Siqueira, Joel Carlos, Evandro Barros, dentre outros, que davam voz aos personagens da escola, à exemplo de Chico, Alfreu, Bobozinho e Linda. 

Chico era um aluno ignorante que xingava sempre o professor; Bobozinho era um aluno ingênuo, que sempre fazia perguntas idiotas; Afreu, um aluno que sempre defendia o professor, aprovando tudo o que ele dizia; e Linda, uma aluna inteligente, que sempre corrigia o professor.

Dentre os grandes nomes que compunha o elenco, destaque para Rosil Cavalcante, que encenava o próprio Professor Nicolau.

A turma abria o programa cantando o tema da Escolinha que, entre outros trechos, havia: 

“Na escola do Nicolau, nóis vai desaprendê, alegre-gre-gre, cantando-do-do, (...); Salve a escola ideal do ignorante Nicolau (do Nicolau), quem não quisé aprendê, no fim do ano leva pau (pararapapau, pa-pau )”.  

Agradecimentos:
Walmir Chaves
Iône Macedo


ATUALIZAÇÃO (16 de JUNHO de 2015):

Graças ao arquivo da senhora Leonice Arruda Alcantara, através da intervenção sempre precisa de nossa estimada colaboradora Soahd Arruda, conseguimos mais uma foto rara do programa da Rádio Borborema, a qual podemos visualizar abaixo:

Escola do Professor Nicolau - Rádio Borborema

É a história do rádio campinense sendo aos poucos resgatada pelo Blog RHCG.

4 comentários

  1. walmir chaves on 11 de março de 2015 às 12:44

    A Escolinha do Nicolau foi um programa que esteve muito tempo na programação da Radio Borborema. Por isso varios radiatores deram vida ao mesmo personagem. Somente Bobô foi sempre Eraldo Cesar (Que fazia voz de menino pequeno e dengozo)e Hilton Mota como Alceu (menino afeminado)foram sempre os mesmos radiatores. A Escolinha do Nicolau foi uma criação de Eraldo Cesar.

     
  2. Anônimo on 11 de março de 2015 às 14:43

    O formato "escolinha" surgiu no rádio brasileiro na década de 1930. Em 1952 voltou a cena na Rádio Mayrink Veiga do Rio de Janeiro já com Chico Anysio como o professor Raimundo. O modelo se espalhou pelo Brasil e toda emissora que tinha "cast" de atores( como a Borborema) tinha a sua "escolinha".

     
  3. Anônimo on 13 de março de 2015 às 19:02

    Corrijam por favor a legenda do cartaz, o filme foi lançado em 1966, não em 1970 como está.
    Muito obrigado.

     
  4. Unknown on 15 de junho de 2021 às 19:58

    Tenho orgulho de Minha amada mãe Ivanette Silveira ter participado da Escolinha. Ela na primeira foto é a de laço branco na cabeça. Continua linda no alto dos seus quase 93 anos.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br