Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Jornal O Século, 1928
Esta foto, publicada na edição nº 5 do jornal O Século, dirigido por Lino Gomes, em 18 de Agosto de 1928, compunha a matéria principal sobre a veneração que havia em Campina Grande ao Monsenhor Sales, que, neste período se completava um ano de seu falecimento.

A imagem registrada se trata de um monumento, ou melhor um mausoléu, em homenagem ao antigo pároco, construído do lado externo da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, onde se depositariam os restos mortais do Monsenhor.

Contando com o auxílio do Professor Mário Vinicius, obtivemos o argumento abaixo.

"No livro 'História Eclesiástica de Campina Grande', o autor Boulanger Uchôa aborda :

"O Cônego João Borges Sales, sobrinho e afilhado do Monsenhor Luís Francisco de Sales Pessoa, que o educou até ordenar-se Sacerdote, como fez igualmente com os dois outros sobrinhos José Borges de Sales e Antônio Galdino de Sales, em testemunho da sua veneração e gratidão ao virtuoso tio, construiu atrás da Matriz um belo mausoléu em cuja base se acham ois restos mortais do Monsenhor Sales". (História  Eclesiástica de Campina Grande - Boulanger Uchôa - 1964 - pg. 104)"

1ª Página - Jornal O Século, 18-08-1928
De acordo com o Pe. Márcio Henrique, atual pároco da Catedral de Nossa Senhora da Conceição, este monumento estava localizado na parte posterior ao templo, onde hoje está edificado o Centro Pastoral. Quanto ao seu desaparecimento, não há ciência de quando fora destruído mas, com certeza, as relíquias do Monsenhor Sales foram transladadas para o Jazigo do Clero Diocesano, no Cemitério do Monte Santo.

Leia mais sobre Luís Francisco de Sales Pessoa, o Monsenhor Sales, clicando AQUI e AQUI.

***     ***     ***     ***     ***
Série de Recortes
Gentilmente cedido pelo colaborador Jônatas Rodrigues

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br