Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Atuando como vértice de utilidade pública, trazemos para a interação entre nossos leitores o seguinte relato, encaminhado via e-mail:

"Sou de Piracicaba (SP), atualmente moro em Campinas, onde faço pós-doutorado em física quântica no Departamento de Física da Matéria Condensada (DFMC), Instituto de Física "Gleb Wataghin" (IFGW), da UNICAMP.

Estou fazendo uma pesquisa histórico-genealógica sobre o ramo paterno de minha família, do qual eu e meus irmãos temos pouco ou nenhum conhecimento. Meu pai não chegou a conhecer o próprio pai nem teve contato com a família deste, saiu da Paraíba muito cedo - primeiro para Pernambuco depois para São Paulo, onde constituiu família e vive até hoje. Minha avó pouco falava sobre sua vida, daí nossa grande curiosidade. 

Fiquei sabendo do blog "Retalhos históricos de Campina Grande" e talvez vocês possam me ajudar.

Meu avô se chamava Cornélio (Wanderley?) Cavalcante Brasil e faleceu entre 1936 e 1938, e minha avó era Luzinete de Godoy Vasconcellos Brasil, acreditamos que nasceu entre 1900 e 1908, falecendo aqui em Piracicaba.

Das poucas informações que possuo sobre meu avô, ele era negociante de algodão. Em anexo, uma página do
"Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial do Rio de Janeiro - 1891 a 1940", conseguido na página da Biblioteca Nacional, onde há um anúncio de destaque de seu negócio, "CORNÉLIO BRASIL & CIA".

Vocês poderiam me fornecer alguma informação a mais sobre meu avô? Em que circunstâncias faleceu? Se era ligado a eventos culturais? Jornais/cartórios/instituições onde posso continuar minha pesquisa?

Agradeço antecipadamente,

Carlos Alexandre Brasil 
(alexandrebr@bol.com.br)"

Na certeza de que podemos 'viralizar' esta busca, contamos com a colaboração de todos em tentar unir mais um elo perdido na História dos nossos leitores.

BlogRHCG

Almanak Administrativo, Mercantil e Industrial
do Rio de Janeiro - 1891 a 1940

****    ****    ATUALIZAÇÃO: 19/11/2014 (15:30hs)    ****    ****    

Agradecemos a extrema gentileza do Prof. Mário Vinicius Carneiro, que de pronto, nos enviou uma pesquisa efetuada nos prontuários existentes no site Family Search, mantido pela Igreja dos Mórmons, onde é possível atenuar dados com referência ao óbito do citado Cornélio Brasil, bem como nome e idade dos seus filhos, novo viés para onde pode-se estender a busca.


A professora Soahd Arruda, também colaboradora deste espaço, nos transcreveu os ditos do citado documento:

"Numero cinco mil e trinta. Assento de óbito de Cornelio Wanderley Brazil. Aos dez dias do mês de fevereiro de mil novecentos e trinta e oito nesta cidade de Campina Grande do Estado das Paraiba do Norte no cartório ao meu cargo compareceu o portador Antonio “Laurentino” Ramos; escrevo uma guia de óbito atestado pelo médico verificador Dr. Cruz atestando ter falecido as vinte uma e meia hora em consequência de Tuberculose Pulmonar Cornélio Wanderley Brazil filho legitimo do senhor Chateaubriand Wanderley Brazil, ferroviário aposentado e de sua mulher dona Leocadia Cavalcante Brazil natural do estado de Pernambuco, residente na rua da Republica, desta cidade. O dito Cornelio sexo masculino, cor branca, natural do estado de Pernambuco com trinta e tres anos de idade, comerciante, residia na rua Otacilio de Albuquerque desta cidade, casado com dona Luzinete Godoe Brasil, deixando tres filhos de nome e idade seguintes: José Ivanildo com 8 anos, Maria das Dores com 6 anos e José Carlos com 11 meses, nada deixa para o inventário, esteve “doente” um ano, faleceu em seu domicilio e o seu cadáver vai ser sepultado no cemitério publico desta cidade. Disse o portador que ele era eleitor. Do que para constar mando lavrar este assento que assino o portador. Eu José 'Mancio' Barbosa, oficial do Registro civil , o subscrevo"

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br