Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


No último dia 14 de Novembro de 2014, data que passou despercebida pela imprensa, comemorou-se 140 anos da Revolta de Quebra-Quilos!

O movimento popular, ocorrido em 14 de Novembro de 1874, foi contra a adoção do novo sistema métrico implantado na Colônia, através da Lei Imperial nº 1157, de 1862, somente entrando em vigor em 1872, com a promulgação do Decreto Imperial de 18 de setembro. O sistema tratava-se do modelo métrico decimal francês, até hoje em uso no nosso cotidiano: quilo, metro, litro...

"Tudo teve início, ao que se sabe, com o popular João Carga D’água, vendedor de rapadura, que liderando um grupo, resolveu invadir a feira do povoado de Fagundes, próximo a Campina Grande, e quebrar as medidas usadas pelos feirantes e fornecidas pelo governo. Assim, toma corpo a revolta, com incidentes semelhantes se repetindo em várias áreas do nordeste. Eram escolhidos os dias de feira para os ataques populares porque era nessa ocasião que as autoridades costumavam cobrar os impostos municipais. Destacaram-se em meio aos revoltosos os nomes de João Vieira Manuel de Barros Souza e Alexandre Viveiros." (www.infoescola.com)

Em comemoração ao fato, a Prefeitura Municipal de Campina Grande inaugurou a escultura em Homenagem ao Negro João Carga D´Água, assentada na Praça José Lopes de Andrade, recentemente recuperada pela Administração Pública, sob cuidados e manutenção da FIEP.

A obra é autoria dos escultores Jorge Elô e Cândido Freire, artistas visuais locais, que atenderam às exigências do edital lançado pela PMCG para compôr a escultura.

"Seguimos de acordo com o projeto aprovado. É mais uma representação da figura do líder do Quebra Quilos, do que o retrato do João Vieira. Até mesmo porque não tínhamos fotos dele!" Disse-nos Jorge Elô, um dos autores da escultura que foi entregue pelo prefeito em exercício Ronaldo Filho, na manhã de ontem, dia 20 de Novembro de 2014.

Para ler mais sobre a Revolta de Quebra Quilos, clique AQUI, AQUI, AQUI ou AQUI. O Professor Josemir Camilo, em sua coluna no site Paraíba Online também discorre sobre o tema, clique aqui!


2 comentários

  1. MAERSON MEIRA on 9 de abril de 2015 às 12:14

    Fiquei indignado esta semana ao perceber que os vândalos quebraram a mão direita com a balança deste monumento. Outro dia, também esta semana, já que faço caminhada e exercício nesta pracinha as 05:00h, me deparei com uma pessoa descendo de uma árvore do local com um refletor que a iluminava, ainda reclamei com o cara, mas, como estava sozinho preferi não alimentar a discussão.

     
  2. Anônimo on 20 de junho de 2022 às 23:25

    conheci esse ano de 2022.Que viagem no tempo .

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br