Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Fonte: G1/Paraiba

Morreu em João Pessoa, aos 80 anos, o quadrinista Deodato Taumaturgo Borges, criador do Flama, super-herói originado em 1960 no rádio e lançado como história em quadrinhos em 1963. A morte foi constatada às 12h50 desta segunda-feira (25) durante uma sessão de hemodiálise em que Deodato teve duas paradas cardíacas. Na segunda, os médicos não conseguiram reanimá-lo. Ainda não há informações sobre local e horário do velório e do sepultamento.

Natural de Campina Grande, Deodato Borges foi um dos pioneiros das histórias em quadrinhos na Paraíba e o seu personagem, Flama, foi um dos primeiros heróis dos quadrinhos brasileiros, segundo a Brasil Comic Con. As presenças dele e do filho Mike Deodato Jr. estavam confirmadas para o 2º Brasil Comic Con, que vai acontecer em novembro em São Paulo.

Mike Deodato Jr. informou sobre a morte do pai nas redes sociais. “O Flama morreu”, publicou. Tendo o pai como referência, Mike Deodato Jr. é ilustrador da Marvel e responsável por quadrinhos como “Os Vingadores”.

Segundo informações da nora de Deodato Borges, Ana Paula Falcão,  ele havia sido diagnosticado com câncer no sistema urinário há cerca de dois meses. Ele já estava há aproximadamente 15 dias internado em um hospital particular de João Pessoa e chegou a fazer uma cirurgia para retirar um dos rins na semana passada. Ainda de acordo com ela, ele estava tendo uma melhora significativa depois da cirurgia, mas não resistiu à segunda sessão de hemodiálise.

Com cinco edições publicadas, a revista As Aventuras do Flama foi a primeira do tipo criada na Paraíba. Além de criar o Flama, Deodato Borges foi um grande fomentador dos quadrinhos na Paraíba e chegou a ser diretor da Rádio Tabajara e Secretário de Comunicação da Paraíba.

Aos saudosistas, deliciem-se com um dos episódios de "As Aventuras do Flama", postado no Blog Shuffle, cedido por Mike Deodato Jr, anteriormente já postado neste Blog:


9 comentários

  1. Anônimo on 25 de agosto de 2014 às 22:44

    Deodato era bem talentoso.O nosso eterno Flama.
    Apenas uma correção:a revista "As aventuras do Flama" só teve um único número publicado.
    Uma lenda urbana fala em outros números publicados,mas é apenas uma lenda.

     
  2. Unknown on 25 de agosto de 2014 às 22:45

    Soube do falecimento de Deodato e fiquei muito contestado, pois trabalhos juntos na antiga Rádio Borborema, onde lançamos no ar a série para o rádio do Flama. Interpletei o papel do Zito e ainda tenho a foto que foi distribuida com os fãs na época. Lá se vão 54 anos e muita saudade. Vai em paz Deodato.

     
  3. Anônimo on 26 de agosto de 2014 às 11:23

    Johan,publique a foto.Os ouvintes do seriado vão adorar.

     
  4. Paulo Gomes on 26 de agosto de 2014 às 11:45

    Os ciclos da vida são implacáveis, e neste caso,não poderia ser diferente. Foi uma grande perda para nós que admiramos os valores da nossa terra. Neste momento passam pelas nossas telas mentais as aventuras radiofônicas deste herói que estimulava a nossa imaginação infanto-juvenil. Este grande paraibano já tem seu nome grafado no panteão histórico de nossa Campina Grande. Vai em paz, grande herói!

     
  5. Faustino Costa on 27 de agosto de 2014 às 08:13

    eu era sócio do clube do flama

     
  6. Luiz Carlos do Nascimento on 27 de agosto de 2014 às 08:14

    Viajei até minha infância , com esse locutor e essa musica!

     
  7. Terezinha América de Almeida on 27 de agosto de 2014 às 08:15

    Lembro-me de DEodato Borges , era um genio........

     
  8. Anônimo on 27 de agosto de 2014 às 13:09

    Na verdade o clube do Flama,era chamado oficialmente de "Clube do Agente Secreto Dulcora".
    Para receber a identidade de sócio,era preciso trocar cinco embalagens do drops Dulcora("os únicos embrulhadinhos um a um").
    Uma vez por mes o clube se reunia no auditório da rádio Borborema,com direito a assistir -ao vivo-um capítulo de "As aventuras do Flama".
    O auditório incendiava com a presença da garotada(inclusive eu).Tudo sob o comando de Deodato.

     
  9. walmir chaves on 31 de agosto de 2014 às 10:24

    Deodato Borges nasceu em João Pessoa e quando a sua mãe enviuvou veio morar em Campina.Ele relata no seu blog que brincava com Ronaldo e Fernando Cunha Lima que eran vizinhos e moravam perto do antigo Açude Nôvo. Começou na Radio com 16 anos, escrevendo crônicas como ajudante de Fernando Silveira...

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br