Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Foi lançado no último dia 07 o documentário A Alma das Ruas, do diretor campinense Jaime Guimarães. O curta foi exibido no Canal Futura e é proveniente de um edital de incentivo financiado pela própria emissora, em parceria com o Globo Universidade. Para quem não pôde acompanhar pela TV, agora o filme se encontra disponível na internet.

A obra trata-se de um recorte poético sobre o cotidiano das ruas centrais de Campina Grande, e mostra como as pessoas se relacionam com o espaço urbano. Com uma bela fotografia e narração de um personagem, o Flanêur, o curta consegue criar uma outra visão da cidade, não percebida por muitos dos próprios habitantes.

A alma das ruas é uma livre adaptação da obra do escritor João do Rio, autor do livro A Alma Encantadora das Ruas, e foi gravado no final do ano passado nas ruas do centro da cidade. O projeto contou com uma equipe de 20 pessoas, entre técnica e produção. Agora o curta segue se inscrevendo em festivais e mostras de Cinema, a fim de divulgar a beleza e poesia contidas nas ruas de Campina Grande.



Sinopse: As ruas tem alma, afirmava o jornalista e cronista carioca João do Rio. Este documentário traz uma livre adaptação da obra do escritor e capta a essência das vias centrais da cidade de Campina Grande, localizada no interior da Paraíba. O flâneur acompanha os movimentos dos cidadãos e as relações que se desenvolve, dando vida ao espaço urbano. A partir de uma narração poética, o filme mostra o que muitas vezes passa despercebido aos olhos das pessoas.

Ficha Técnica:
Produção Executiva, Roteiro e Direção - Jaime Guimarães
Assistente de Direção - Giovanni Peres
Narrador (O Flâneur) - Chico Oliveira
Direção de Produção - Mikaely Batista e Rafaela Marques
Direção de Fotografia - Breno César 
Som Direto e Finalização de Áudio - Giancarlo Galdino
Montagem - Renato Hennys
Finalização de Imagem e Arte Gráfica - Emerson Saraiva
Assistente de Fotografia - Pablo Giorgio
Assistente de Som - Arthur Dantas
Still - Everton David 
Orientadora - Cássia Lobão 
Entrevistados - Paulo Loló, Reginaldo Ramos e Thiago D'angelo

Apoio Cultural:
Universidade Estadual da Paraíba/Departamento de Comunicação
Vitrola Bar e Restaurante

1 Comment

  1. walmir chaves on 13 de abril de 2014 às 05:06

    Parabéns a Jaime Guimarães pelo excelente trabalho! Realmente capta a essêcia das ruas de Campina dando um ar de mistério e de inquietação ao público. Acho que coseguiu muito bem o objetivo do roteiro, mas, como Campinense e saudosista sentí a falta de planos gerais que mostrasse tambem a beleza da nossa cidade...

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br