Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?



*****     *****     *****     *****     *****     *****     *****     *****     



A foto acima mostra, claramente, o Teatro Municipal Severino Cabral ainda em fase de construção.

Inspirado na figura de um apito, a estrutura do teatro foi idealizada pelo arquiteto campinense Geraldino Duda, sua inauguração ocorreu no dia 30 de Novembro de 1963 com solenidades protocolares de praxe pela manhã e, à noite, contou com a primeira apresentação artística promovida pelo ator José de Vasconcelos (o Rui Barbosa Sa-Silva da Escolhinha do Professor Raimundo), um dos maiores humoristas do rádio naquele momento no Brasil.


O Teatro Municipal Severino Cabral recebeu, em seus 50 anos de existência, apenas três reformas em suas instalações: a primeira em 1975, na administração do prefeito Evaldo Cruz  a posterior, em 1988, com a conclusão definitiva dos arcabouços projetados, no último ano de gestão do prefeito Ronaldo Cunha Lima, e a última na gestão do prefeito Veneziano Vital.

Uma lembrança cômica da sua gênese, provavelmente é mais um causo atribuído a Seu Cabral, foi o fato de que um assessor do então prefeito Severino Cabral ter sugerido que ele homenageasse um profissional do setor artístico para nominar o Teatro, tentando demovê-lo da ídéia da auto-promoção.

O velho "Pé-de-Chumbo" retrucou, insinuando que Plínio Lemos não jogava nada de futebol e pôs seu nome no Estádio Municipal construído no bairro de José Pinheiro.

Nascia, naquele momento, o Teatro Municipal Severino Cabral!



Fonte Consultada:
"É Fé no Povo, e Pé no Chumbo" (José Nêumanne Pinto)

Anexos:

Reportagem do Diário da Borborema sobre a inauguração do Teatro:



Vídeos:

Vídeo Histórico da Inauguração do Teatro (Filmagem de José Cacho) - Acervo: William Cacho:


Reportagem sobre a história do Teatro Municipal:


Reportagem com o arquiteto do Teatro:


Reinauguração do Teatro em 2011:

 

Vídeos das Reportagens: TV Itararé e TV Paraíba


2 comentários

  1. Anônimo on 30 de novembro de 2013 às 16:08

    Hoje completa 50 anos que estive(juntamente com o meu irmão)no Teatro Municipal para ver a inauguração da nossa principal casa de espetáculos.
    Tinha 10 anos de idade.
    Lembro do cartaz logo no hall de entrada anunciando o show que ia inaugurar o teatro,logo mais à noite:"O expresso da alegria" com o saudoso José Vasconcelos.
    Meninos curiosos, nos encaminhamos para o interior do teatrão para conhecer o auditório.Antes de completarmos o trajeto, ouvimos uma voz gritar:"Êpa, volta prá trás que teatro não coisa prá menino!".
    Era o zeloso vigilante da prefeitura enxotando a dupla curiosa.
    Somente pela tarde(sem a presença do vigilante)pudemos conhecer a majestade.
    Parece que foi ontem.
    Parabéns para o nosso teatro e longa vida para ele!

     
  2. Anônimo on 25 de julho de 2017 às 00:21

    O primeiro vídeo não é da inauguração do teatro. Trata-se de uma Convenção Norte-Nordeste do Lions Clube realizada por volta de 1965 ou 1966. No alto do teatro a câmera sempre atenta do grande Zé Cacho registra o simbolo do Lions Clube.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br