Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


por Rau Ferreira

“Fantasma da Borborema” – este foi o inusitado título que a imprensa maranhense conferiu ao 13 Futebol Clube nos anos 40. A reportagem do Diário de S. Luiz noticiava uma provável excursão do Moto Clube daquela capital por João Pessoa, Natal, Fortaleza e Recife, informando ainda da possibilidade de jogar em Campina Grande.

Na época o Galo era presidido por Otacílio Timóteo de Souza e foi sondado por Edmirson Viegas para promover o encontro entre as duas equipes, “por ocasião da solene inauguração das novas instalações do monumental estádio do Treze, situado no aprazível subúrbio de São José”, dizia o noticiário.

O ajuste ficou por conta de uma proposta ao prócer maranhense, e deveria acontecer em agosto de 1949: “Se a ilustre diretoria do Moto concordar com a nossa proposta, o povo campinense então terá ensejo de assistir a exibição da prestimosa agremiação dos Aboud, em nossa terra”, disse Otacílio. 

A contraproposta foi a seguinte: 15 mil cruzeiros de luvas; hospedagem no Hotel Brasil, e passagem marítima de ida e volta por três apresentações em S. Luiz.

O Moto Clube era bastante conhecido no Nordeste, sendo penta-campeão no seu Estado, e externava o deseja de incursionas pela nossa região elogiando o esquadrão campinagrandense. O Treze por sua vez, tinha “um rosário de triunfos” e em setembro daquele mesmo ano fez uma temporada em Fortaleza.

Em contato com o escritor e pesquisador Mário Vinícius Carneiro, este nos informou desconhecer o título de “Fantasma da Borborema”, e que não havia registro desta partida, dando a entender que o jogo nunca acontecera.

Outro fato curioso é que Campina era denominada pelo jornal de “a Princesa do Sertão do Norte”.

Referência:
- DIÁRIO DE S. LUIZ, Jornal. Edição de quarta-feira, 18 de maio. Maranhão: 1949.
- DIÁRIO DE S. LUIZ, Jornal. Edição de domingo, 11 de setembro. Maranhão: 1949.

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br