Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Mais uma arte gráfica produzida pelo Colaborador Jônatas Rodrigues, que através do Google Sketchup 8 'restaurou' um dos prédios Históricos ainda de pé em Campina Grande.

"Trata-se da saudosa e imemorial "Comércio e Indústria Marques de Almeida S/A". A arte gráfica se baseou na época em que o prédio foi concluído, ou seja, em 1933, como atesta a data no alto de seu frontispício (a partir de fontes de fotografias da época). Belíssimo prédio, construído e idealizado pelo seu dono o Sr. Dionízio Marques de Almeida, com frontal de linhas retas simples em estilo eclético, comuns nos prédios industriais em início do século XX. Comportava no largo espaço do andar superior um alinhamento de janelões ornados de esquadrias salientes. Janelas que facilitavam a entrada de luz e ar, refrescando o local, e dava-lhe uma aparência suntuosa. No andar térreo encontra-se janelões idênticas ao andar superior e portas em arcos, completando a bela estrutura arquitetônica.

Nos anos quarenta foi acrescido uma parte alpendrada, voltada para a Rua Getúlio Vargas, um "puxadinho", para melhor compartar novos maquinários e parte comercial do prédio. A indústria cerrou suas portas em maio de 1983, deixando saudades a todos que trabalharam nela e uma imensa lacuna na economia e história campinense."

Leiam mais sobre a Indústria Marques de Almeida CLICANDO AQUI e AQUI TAMBÉM!

2 comentários

  1. Jônatas Rodrigues Pereira on 12 de julho de 2013 às 12:05

    Muito obrigado pela postagem. Faço um resgate histórico destes prédios que fizeram parte da cultura e história de Campina Grande. O povo precisa conhecer um pouco de sua história. Agradecimentos de Jônatas Rodrigues Pereira.

     
  2. walmir chaves on 12 de julho de 2013 às 13:46

    Parabéns Jônatas. Um trabalho excelente! Esperamos ver outros prédios...

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br