Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Por  Vanderley de Brito

A assinatura de Sheila
Qualquer um que ande pela cidade de Campina Grande já se deparou com os belos murais infantis ostentando a sinuosa assinatura de Sheila. Geralmente nas paredes de escolas de ensino fundamental, estes murais encantam pela distribuição harmoniosa, o traço perfeito e as cores suaves que a artista imprime em seus trabalhos. Mas quem seria essa Sheila que há tantos anos vem suprindo a demanda decorativa de espaços infantis na cidade?

Na verdade trata-se de Sheila Dias Farias, uma artista que iniciou sua carreira em meados dos anos 80 como atriz nos Festivais Colegiais de Teatro Amador, tendo protagonizado peças teatrais, como “Pluft o Fantasminha”, e participado de inúmeros trabalhos voltados para o público infantil. Sheila desenha desde criança, mas sua carreira como artista plástica ocorreu de forma casual, em princípios de 1988 no bairro de Monte Castelo quando trabalhava de professora na Escola Sonho de Criança e a direção lhe pediu para decorar com desenhos dos Ursinhos Carinhos a fachada do prédio. Até então ela nunca havia trabalhado com tintas, mas a identificação foi imediata e seu talento para as artes plásticas logo foi percebido ao ponto de reunir dezenas transeuntes diariamente que ficavam fascinados enquanto a jovem pintava. Talvez o fato de ser uma mulher pintando sobre andaimes tenha sido também um ponto de curiosidade, pois seu talento para a pintura foi até registrado na época em jornais da cidade.

Sheila na atualidade
O fato é que o seu trabalho era algo até então inédito na cidade e numa tarde avulsa a primeira dama de Campina Grande (Dona Glória Cunha Lima) passava de carro pelo bairro e se maravilhou ao ver aquela jovem pintora transformando com arte e determinação uma parede rústica em cenário de sonhos. Assim, sem delongas, a artista foi contratada para decorar as creches do município e, poucos anos depois, quando Ronaldo Cunha Lima Lima assumiu o Governo do Estado, o trabalho de Sheila se estendeu para todos os recantos da Paraíba.

Sheila trabalhando e junto a ex-primeira dama do município, Glória Cunha Lima
Com o reconhecimento de seu trabalho, a artista largou o magistério, fundou uma pequena empresa de artes plástica e até hoje continua pintando murais infantis por toda a cidade, seja em escolas, creches, quartos de crianças, centros de evangelizações para crianças, lojas de artigos infantis e espaços do gênero.

Sheila pintando um mural
Hoje, é quase impossível andar pela cidade sem se deparam com murais belamente decorados com cenários coloridos levando a marca registrada desta dinâmica artista campinense.

2 comentários

  1. Anônimo on 8 de abril de 2013 às 08:53

    Muito bonito!!

     
  2. walmir chaves on 9 de abril de 2013 às 04:15

    Parabéns pelo postagem!!!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br