Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O vídeo postado ontem com imagens das ruínas do antigo Cine-Theatro Apollo, que funcionou em Campina Grande de 1912 a 1943 rendeu alguns comentários que remetem à emoção de se deparar com, mesmo que em VT, algo real que fez parte do passado da nossa cidade.

Dessa forma, o jornalista Diogo Almeida, colaborador do Blog, inclusive responsável pela gênese da página do RHCG no Facebook, nos fez uma excelente investigação até chegar no exato local de onde funcionara o Cine Apolo, e qual o aspecto que o imóvel detém atualmente.

Sigamos suas pistas:

1.: "Tomando como base esta imagem postada recentemente no Blog e a posição do Cine Apolo sendo nas lojinhas em frente e à direita do Pavilhão Epitácio, creio que seja estas ruínas no canto direito da imagem, quase tocando na Barão do Abiaí."

Observe o telhado em ruínas na parte inferior da foto, do lado direito!!!
2.: "O que faria com que o antigo prédio do Cine Apolo seja hoje o que fica entre as Lojas Paloma e a Redepharma, cujos fundos dá pra uma parede vazia sem fachada sem nada, na Barão do Abiaí."

3.: "A Redepharma seria o antigo Mercado Novo."

4.: "Olhando exatamente o endereço do antigo escritório da VASP em Campina Grande, fica na Maciel Pinheiro, 276. Pelo Google Maps, olhando atualmente, até hoje o terreno atrás do prédio permanece vazio. Acho que ainda é possível encontrar resquícios do Apolo lá."

É este prédio aí:

Foto: Google


5 comentários

  1. mario vinicius on 20 de março de 2013 às 09:17

    O prédio é onde funcionou a Vasp. Certa vez, pedi para ver as instalações... As colunas ainda estavam de pé... Quando Quércia era governador de São Paulo, cogitou-se que o imóvel fosse adquirido e doado à PMCG para a instalação de um cinema de arte. Infelizmente a idéia não prosperou... Recordo ainda da entrevista do então governador falando sobre o assunto, ainda que rapidamente.

     
  2. mario vinicius on 20 de março de 2013 às 09:21

    A dedução feita por Diogo está correta ! Parabéns !

     
  3. Anônimo on 20 de março de 2013 às 14:43

    O cinema ficava localizado no "quintal" da loja da VASP.
    Quando um grupo de abnegados decidiu fazer alguma coisa para preservação do prédio, a VASP mandou imediatamente derrubar o que restava do velho cinema para impedir o seu tombamento(algo parecido com o que fizeram com o casarão de Cristiano Lauritzen). O pretexto era construir um estacionamento.
    O estacionamento funcionou durante algum tempo, depois foi desativado.

     
  4. Rudolf on 29 de abril de 2016 às 23:57

    Foto do avião da Vasp em Campina Grande.

     
  5. Rudolf on 29 de abril de 2016 às 23:58

    Alguém tem foto do avião da Vasp em Campina Grande?

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br