Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

por Rau Ferreira

O cientista Cândido Firmino de Mello Leitão nasceu na Fazenda Cajazeiras, em Campina Grande, aos 17 de julho de 1886. Seus pais eram Cândido Firmino e de Dona Jacunda de Melo Leitão, genitores de uma prole de 16 filhos.

Concluiu com distinção o seu curso preparatório e matriculou-se na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, onde se formou em 1908, destacando-se entre os acadêmicos pelas brilhantes provas de sua inteligência.

Durante os quatro últimos anos do seu curso foi interno do ilustre professor Miguel Couto, na cadeira de Clínica Propedêutica, e interino do Hospital S. Sebastião de 1907 a 1908.

Médico aos 25 anos de idade submeteu-se a vários concursos, logrando êxito em todos. Em 1908, foi aprovado no exame para Inspetor Sanitário do Rio. E no ano seguinte, passou em primeiro lugar para professor de história natural da Escola Normal de Niterói. Por essa época, residia na rua dos Voluntários da Pátria, em Botafogo.

Foi ainda clínico do Hospital das Crianças, membro da Comissão Científica e das Sociedades de Medicina Cirúrgica e Brasileira de Pediatria, integrando o corpo médico que foi enviado à Ilha Grande para fazer a profilaxia da “Cholera” trazida pelo Araguaia.

Como cientista realizou profundos estudos sobre Aracnologia na América do Sul, sendo considerado o fundador desta ciência no Brasil. Seus trabalhos renderam diversas publicações sobre arachnida (1913) e taxonomia (1915), descrevendo gêneros e espécies de aranhas brasileiras, entre elas, a “Lasiodora parahybana”, descoberta nos arredores de Campina em 1917.

Durante toda sua carreira exerceu importantes cargos: Inspetor Sanitário do Rio (1908); Diretor do Museu de Zoologia Nacional (1931-1937); e Presidente da Academia Brasileira de Ciências (1943 à 1945).

Entre as muitas homenagens ao cientista consta a denominação do Museu de Biologia em Santa Teresa/ES, e o Prêmio “ Mello Leitão” conferido pela Academia Brasileira de Ciências.

Faleceu na capital carioca em 14 de dezembro de 1948.


Referência:

- NOMURA, Hithchi. Vultos da zoologia brasileira. Vol I, Coleção Mossoroense. Série C. 2ª ed. Fundação Vingt-un Rosado: 1995.
- GAZETA DE NOTÍCIAS, Jornal. Edição de 17 de julho. Rio de Janeiro/RJ: 1911

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br