Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Por Jonatas Pereira (http://historiadecuite.blogspot.com/)

Olá amigos do CGRETALHOS. Trago aqui matérias, símbolos e fatos do esporte cuiteense no ano de 1970. Neste ano o Campinense teve uma temporada bem corrida, com participações no Mistão-70, Copa Nordeste, torneios e amistosos com equipes amadoras e profissionais em várias partes do Estado e do Nordeste. Durante esta temporada, destacaram-se os jogos com equipes de Cuité, era a primeira vez que uma grande equipe do futebol paraibano jogaria em terras cuiteenses. Começando no dia 29 de março, com uma histórica partida realizada no antigo e saudoso Estádio Municipal Pedro Viana, que na época era cercado por avelóz, contra o Expressinho Esporte Clube Recreativo, que resultou num placar de 5 x 0 para a equipe campinense. Foi um acontecimento inesquecível para a população serrana, uma grande festa foi organizada, e um grande público compareceu para prestigiar este grande evento. 

Expressinho Esporte Clube Recreativo

Três meses se passaram, e desta vez outra equipe cuiteense, Esporte Clube Cultural de Cuité, participaria do Torneio denominado "Mistão-70", organizado pela Liga Campinense de Futebol, em protesto a FPF (Federação Paraibana de Futebol), pelos preços e organização do certame paraibano daquele ano, Campinense e Treze desistiriam de disputar o campeonato, assim criaram o torneio que contou com presença de equipes amadoras do Agreste Paraibano.   

Esporte Clube Cultural de Cuité em 1970

O primeiro confronto válido pelo torneio entre as equipes do Esporte Clube Cultural de Cuité ante o Campinense Clube seria no dia 20 de junho, no Estádio Pedro Viana. Outra vez uma grande festa foi organizada para receber o esquadrão rubro-negro campinense que estava formando um "embrião" para uma futura conquista do Penta-Campeonato Paraibano de 1971 a 1975. A equipe cartola era conhecida popularmente no meio esportivo como equipe do "Zé Pinheiro", já que a maioria do elenco era formada por jogadores das categorias de base do clube localizados no Estádio Municipal Plínio Lemos, no Bairro de José Pinheiro. A partida terminaria com o placar de 1 x 0 para o Campinense, em um jogo mais duro em relação ao amistoso contra o Expressinho em março.

Esporte Clube Cultural de Cuité

As duas equipes voltariam a se encontrar em 25 de julho, no Estádio Plínio Lemos em Campina Grande, no segundo turno do torneio. Este com o placar mais elástico a favor da "Raposa", 5 x 2. Os gols do Esporte Clube Cultural foram anotados por Toinho aos 34 do 1º tempo e Orlando aos 27 do 2º tempo.

O terceiro encontro entre as duas equipes foi no dia 23 de agosto válido pelo 3º turno do torneio. A partida foi realizada no Estádio Pedro Viana, esta com maior espectativa do público, já que o Esporte Clube Cultural vinha de bons resultados dentro e fora de seus domínios, aguardada com ansiedade pela torcida, afim de lograr um grande resultado diante do Campinense Clube, já que este mesma equipe conseguiu um resultado heróico diante do Treze Futebol Clube, no Estádio Presidente Vargas em Campina Grande de 1 x 1 no dia 5 de julho com gol de Ari para a equipe cuiteense. Mas para a frustração do grande público presente, a partida terminou com o placar de 3 x 0 para a Raposa, com gols anotados por Erasmo (2) e Bidoreco. No fim do Torneio Mistão-70 o Campinense sagrou-se campeão. 

Campinense campeão do "MISTÃO 70"

Este com certeza foi um dos maiores anos do futebol cuiteense em toda sua história, grandes partidas com equipes de todo o Estado, levando o nome de Cuité para vários recantos da terra Tabajariana.

O Campinense em 1970 e os jogos contra os times de Cuité
(Fonte: Acervo do Diário da Borborema)


0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br