Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

por Rau Ferreira
 
No ano de 1958 o Treze F. C. enfrentou duas vezes o Estrela do Mar. O primeiro jogo aconteceu no dia 19 de janeiro no PV, apitando Otacílo Flor o resultado de Treze 5 x 2 Estrela, dois quais Ruivo e Maisnovinho marcaram dois cada um, e Bé balançou a rede uma vez. Para essa partida, o Galo entrou em campo com Chico, Gavião e Nelson; Joab, Manoelzão e Milton Negrinho; Mario II, Bé, Geraldo, Ruivo e Maisnovinho.

A revanche estava agendada para o dia 10 de setembro do mesmo ano. As duas agremiações apresentaram um bom futebol, exigindo a equipe pessoense grande esforço do alvi-rubro de Campina. 

A crônica futebolística da época colocava o “Galo” como a melhor e mais positiva equipe do Estado, que apesar deste título precisou suar a camisa para ganhar dos “Estelas” pelo score de 4 x 2. 

A intermediária galista foi quem decidiu a partida, Gonzaga fez dois gols e Joab fez 1, recompensando as infiltrações adversárias de Valdeci, Edmilson e Coêlhinho, que conseguiram driblar a dura marcação dos Estrelas pelas laterais.
Após a contusão de Carinho, os atletas da capital não se encontraram mais em campo que teve uma derrota honrosa pelo excelente futebol que demonstrou no PV.

Bé ainda marcou pelos trezeanos, enquanto que Edmilson e Adjalmir abriram o placar para os estrelas.

“Não, a vitória do TREZE, se bem que cavada arborosamente e com 3 tentos que Gilberto deixou passar quando bem poderia defendê-los, não carece de modo algum dúvidas. (...) os cracks do TREZE tiveram ontem o que faltou na equipe de João Pessoa: CATEGORIA” (Fernando Maia, comentarista).

A súmula ficou assim definida:

Jogo: 10/09/1958 (amistoso) - Estádio: Presidente Vargas - Juiz: Almeida Passos (com bom trabalho) - Renda: Cr$ 31.000,00 – Público: 1.253

Escalação - TREZE: Pelado, Gavião e Nelson, Joab, Gonzaga e Cirilo, Pedro, Bola 7, Bé, Ruivo e Josias (Guedes); ESTRELA: Gilberto (Fernando), Lagarteiro e Pinheiro, Coelhinho, Carrinho e Hermes, Adjalmir, Valdeci e Edmilson.

Nesse meio tempo, o Técnico Janos Tatrai acertava os últimos detalhes para a partida contra o América de Recife. 

A equipe de Pernambuco - que contratara o atacante galista Mário - tinha o compromisso de assumir um jogo pelo pagamento de seu passe, mas o Campinense Clube também se mostrava interessado em disputar um amistoso com o alvi-verde pernambucano, que deveria acontecer antes no sábado anterior ao jogo do Galo.

 
Referências:
- A UNIÃO, Jornal. Edição de 12 de setembro. João Pessoa/PB: 1958.
- RHCG, Blog. Disponível em http://cgretalhos.blogspot.com.
- TREZE GALO: O ARQUIVO HISTÓRICO DO TREZE FUTEBOL CLUBE. Disponível em: http://www.trezegalo.xpg.com.br/1958.html.

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br