Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Uma curiosidade nos foi enviada por Saulo Pereira: O recenseamento realizado na Província da Parahyba do Norte, com dados de Campina Grande (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição), no longínquo ano de 1872!

São dados interessantes que mostram o cenário social da nossa recém emancipada cidade àquela época.

O próprio Saulo nos adianta alguns comentários: "= mínima imigração de outros estados; = não há estrangeiros, excetos 24 portugueses; = pouquíssimos profissionais; = 100% se declararam católicos".


3 comentários

  1. Anônimo on 20 de novembro de 2012 às 14:05

    Documento extraordinário!

    Acho que meus bisavós estão nêsse recenseamento: Vieron de Pernambuco. Meu bisavô era loiro, filho de Holandês e trazia uma escrava nêgra(quando era menino conheci a Manuela já velinha e não sabia falar português)Compraram terras e eram criadôres. Meu avô paterno Manoel Chaves e seu irmão Joaquim eram meninos.

    Meu avô me contou que:

    A sêca de 1877 foi a pior que houve e que morreu muita gente de fôme!

    Que tôdas as familhas eram conhecidas; Que nos domingos as familhas se banhavam no Açude Velho!(como se fôsse Tambaú!);

    Meu avô(anos 20s) era dos grandes foliões dos Carnavais de Néco Belo e foi Rei Mômo! (Nessa época se elegiam entre senhores do grupo organizador dos carnavais);

    Quando chegaram os "Motta" que vinham de Caruarú meu avô vendeu o terreno onde construiram o Curtume São José.
    No casarão que estava em frente nasceu a minha mãe.(No ano 2006, quando fui a Campina esta casa ainda estava ali, sósinha entre edificios.Meu filho tomou fotos);

    Meu pai veio, com seus primos, a trabalhar no Curtume e minha minha mãe,mocinha bonita na janela do casarão...
    No ano 1930 meu pai "robou" a minha mãe(que se deixou robar!) e se casaram na Catedral...e tiveram 10 hijos...

    Recordar é viver...kkk

     
  2. BlogRHCG on 20 de novembro de 2012 às 14:36

    Amigo, envie-nos seu e-mail, você tem excelentes testemunhos familiares da História de C. Grande. Seria interessante poder contar com sua contribuição no formato "Reminiscências".
    Abraços

     
  3. Anônimo on 21 de novembro de 2012 às 06:31

    Ok. Enviado a: retalhoscg@hotmail.com

    Um abração!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br