Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

A paixão do campinense pelas motos é grande, não é à toa, que a associação “Falcões da Serra” é conhecida nacionalmente.

Logo do "Falcões da Serra"

Só que voltaremos um pouco mais no tempo e falaremos do primeiro motoclube de nossa cidade, chamado “Campinense Moto Clube” e que foi fundado em 13 de julho de 1957. A dica desta postagem foi do colaborador José Alexandre Pereira, que nos relatou o seguinte: “O que sabemos é que o presidente e fundador era o senhor José Guedes que tinha uma oficina de motos na Rua Arrojado Lisboa nº 250, vizinho à sede do Campinense Moto Clube onde hoje é uma loja de equipamentos de segurança e que antes funcionou a fabrica de luvas Cotecil”.

Alexandre nos mandou algumas fotos do senhor Assis de Aquino, ex-funcionário da Justiça Federal, que em 1963 participou da associação pioneira de nossa cidade:

Assis de Aquino com sua “possante” tendo ao fundo,
o antigo prédio da Secretaria de Obras de Campina Grande

Segundo Alexandre, o famoso “Tio Bel” do Motel pioneiro de nossa cidade “Bel Recanto”, foi outro dos fundadores do Moto Clube:

Tio Bel com amigo
 (Fonte: http://fotolog.terra.com.br/aventuras_de_sergio:845)
 

Assis de Aquino sempre foi entusiasta das motos e na foto abaixo, podemos visualizá-lo no comando de uma “Java 1957”, que era usada pela Polícia Rodoviária nos anos 60 e 70:


O Campinense Moto Clube durou até o final dos anos 60: “Os adeptos de motocicletas passaram a se reunir na Praça da Bandeira no Bar do Joca onde hoje é o Shopping Edson Diniz”, contou Alexandre.

Carteira do clube, sendo o Sr. Assis o segundo mais velho do Brasil a pilotar moto acima de 500cc,
sendo o primeiro o "Tio Bel" com 94 anos, que ainda viaja com os "Tropeiros do Asfalto".

Mais um “retalho” de nossa história.

3 comentários

  1. Emmanuel Sousa on 8 de agosto de 2012 às 08:33

    hehehehehehe Assis Aquino todo boy aê qdo era bigodete! kkkkk Seu Assis era motorista da Sec. de Saúde de C. Grande na Década de 90, qdo meu pai trabalhava lá.

     
  2. joão Cruz on 17 de julho de 2014 às 11:44

    Tenho alguns documentos com nomes de pessoas, empresas e fotos em Campina Grande e Bodocongó, no ano de 1960. Abasteci minha moto no único Posto que havia no caminho do Açude de Bodocongó e Aeroporto. Se quiser, posso enviar por e-mail alguns documentos com nomes de pessoas do local: João Rodolfo, Joaquim Firmino Almeida do Campinense Moto Clube. Clube dos Treze; Rádio Caturité; DNOCS; Posto de Saúde; Bar do Joca, e por aí afora. e-mail: j.v.cruz@oi.com.br

     
  3. Unknown on 19 de outubro de 2017 às 13:37

    Continua na estrada com uma Yamaha 535 2001

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br