Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


O jornal “Gazeta do Sertão” foi o primeiro semanário de Campina Grande, com orientação eminentemente democrática. Fundado por IRINEU Ceciliano Pereira JÓFFILY e FRANCISCO Soares da Silva RETUMBA Filho, o seu primeiro número circulou em 1º de setembro de 1888. O chefe da oficina era o experiente Tito Henriques da Silva. Sua primeira tiragem foi de 800 exemplares, e o escritório funcionava na Praça Municipal nº 21, ao lado do Açude Velho.

O periódico fazia a crônica social e política da cidade. Denunciava perseguições, ameaças e violências, hasteando com toda a imponência a bandeira do partido que apoiava. Era este o único órgão de oposição aos governos municipal e estadual de sua época.

Insatisfeito, o chefe da Intendência Municipal de Campina procurou por todos os meios fechar o jornal, acusando-o de sonegação fiscal. Um mandado de prisão contra Jóffily chegou a ser expedido. Não o prenderam, mas deram uma surra em um dos seus moradores.

No Recife Irineu conseguiu uma ordem de Habeas corpus. Contudo, foi vencido a 06 de maio de 1891, quando se deu o “empastelamento” da sua imprensa. Sentindo-se inseguro, refugia-se na Capital Federal onde trabalha como revisor do Jornal do Comércio.

O motivo do fechamento do jornal seria uma letra sacada pela Câmara Municipal e endossada por Irineu no valor de 350$000, que havia sido paga, porém, extraviada, veio a cair em mãos de um negociante da cidade. E apesar de se oferecer diversos bens imóveis à penhora, estes foram dispensados, declarando os meirinhos que “só tinham ordem de tomar a tipografia”.

Comentando a respeito na ERA NOVA – órgão católico pernambucano -, Jóffily desabafa:

“Não tenho credores, nunca devi e nem devo a pessoa alguma. Todos os que me conhecem sem exceção attestão isto mesmo. Só no termo de Campina Grande, onde moro, possuo diversas propriedades urbanas e ruraes de mais de uma dezena de contos além de bens semoventes” (O Brasil: 03/06/1891).

No Rio a notícia de seu fechamento era publicada como verdadeiro atentado:

“Na Campina Grande, Estado da Parahyba, o Sr. Irineu Joffily mantinha uma folha de opposição, a Gazeta do Sertão, que não poude escapar às vistas paternaes da satrapia do estado autônomo. A typographia em que se imprimia esse órgão opposicionista foi, em noite de 6 de maio, arrombada e occupada pela força pública”.

“Hoje, 6 de maio de 1891, foi esta cidade testemunha de um acto brutal, o arrombamento das portas da typographia da Gazeta do Sertão, feito pela força pública, na ocasião em que se imprimia o mesmo jornal; e coagidos pela mesma força abandonarão o seu director e typographos a referida officina, ficando Ella à disposição dos invadores”.

Com efeito, a última edição da Gazeta sequer fora concluída. Impressa de um único lado, onde publicara um manifesto contra o governo Venâncio Neiva, achava-se no verso, escrito a mão, a seguinte justificativa:

“Ia a imprimir-se esta pagina quando foi assaltada e tomada a nossa typographia por soldados de polícia”.

A Gazeta então havia sido reduzida a um amontoado de ferro, chumbo e tinta.


Referência:

- GALLIZA, Diana Soares de. Irineu Joffily – vida e obra. Coleção Historiadores Paraibanos. Vol. IX. IHGP. João Pessoa/PB: 2001.

- JOFFILY, Irenêo. Notas sobre a Parahyba: fac-símile da primeira edição publicada no Rio de Janeiro, em 1892, com prefácio de Capistrano de Abreu. Thesaurus Editora: 1977.

- O BRASIL, Jornal. Ano II, Nº. 349. Edição de 03 de junho. Rio de Janeiro/RJ: 1891.

- O POVO, Jornal. Assalto à imprensa, por Abdon Nobrega. Edição de 11 de maio. Caicó/RN: 1891

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br