Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Um achado raríssimo, feito oportunizado pelo Historiador Bruno Gaudêncio, trata-se de um soneto construído à quatro mãos, as mãos e os intelectos de dois 'monstros' da poesia e da oratória que escreveram seus nomes na História de Campina Grande: Raymundo Asfora e Félix Araújo.

O soneto 'Hino Pagão à Mocidade' foi publicado no Jornal Formação, órgão do Centro Estudantal Campinense, famoso reduto juvenil, no dia 6 de Outubro de 1948,e tem em sua peculiaridade o fato desse poema ter sido 'montado' durante um passeio dos dois jovens boêmiossobre um jeep, pelas ruas de Campina Grande (Claro, que o cenário não poderia ser outro!).

Outro detalhe: as famílias Asfora e Araújo foram tomadas pela surpresa em conhecer esta obra literária através da postagem de Bruno Gaudêncio, em seu perfil no Facebook, onde o mesmo justifica a pesquisa: "Os dois são personagens da minha dissertação de mestrado: Da Academia ao Bar: Círculos intelectuais, cultura impressa e repercussões do modernismo em Campina Grande-PB (1913-1953). Espero, logo logo, publicar. Outros achados virão!"  

Recorte Jornal "Formação", 06/10/1948

Agradecimento:
Bruno Gaudêncio
Escritor, Jornalista e Historiador

Co-Editor da Revista Blecaute
Publicou: O Ofício de Engordar as Sombras (poemas)
e Cântico Voraz do Precipício (Contos)
Membro dos Núcleos Literários Blecaute e Caixa Baixa
Mestrando em História - UFCG
Graduado em Jornalismo e História - UEPB

Blog: http://acasocaos.blogspot.com/
Twitter: http://twitter.com/BrunoGaudencio

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br