Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

CAMPINA: NOTÍCIAS
DE OUTRORA
Rau Ferreira (*)

Em nossas pesquisas, selecionamos algumas notas publicadas em jornais acerca da Campina Grande:

O Vice-presidente da Província tem por conveniente conceder ao bacharel José Tavares da Cunha e Mello a exoneração por elle pedida do cargo de comissário da instrução pública da villa de Campina Grande.
Communicou-se ao diretor da instrução publica” (O Publicador: 05/03/1864).

- Idem ao corpo policial. Faça Vmc. apresentar, com brevidade, ao Dr. chefe de polícia, uma escolta de três praças do corpo de seu commando para conduzir à villa de Campina Grande, um preso que vai ali ver jurar testemunhas no processo, que contra o mesmo se está instaurando pelo crime de homicídio” (O Publicador: 08/03/1864).

Officio ao Dr. chefe de polícia – Em vista da informação constante de seu officio de n. 140 de hontem, com referencia ao do juiz municipal do termo de Campina Grande de 24 do mez findo, tenho expedido nesta data as necesarias ordens ao thesouro provincial para habilitar a collectoria d’aquella vila em ordem a satisfação as despezas com o sustento dos presos indigentes recolhidos à respectiva cadeia; cumprindo que V. S. recomende ao delegado do referido termo a apresentação em forma da conta de similhantes despezas para o devido pagamento por aquela collectoria” (O Publicador: 09/03/1864).

O Vice-presidente da Província, por proposta da directoria da instrução pública, nomea o Rvm. vigário Calisto Corrêa da Nobrega para o cargo de  comissário da mesma instrucção da villa de Campina Grande.
Fizerão-se as precisas communicações” (O Publicador: 10/03/1864).

N. 249. Idem do bacharel Manoel Januario Bezerra Montenegro, juiz municipal de Campina Grande, pedindo certidão do dia em que tomou posse, prestou juramento e entrou em exercício do referido cargo. – Certifique-se” (O Publicador: 14/03/1864).

Por lei provincial n. 106 de 11 de dezembro do anno passado foi creada na província mais uma comarca, composta dos termos de Mamanguape e Independência, e passou a pertencer a da Arêa o termo de Campina Grande, que anteriormente era do Pilar, constando já a notícia de ter o governo, a quem immediatamente dei conhecimento desse acto, declarado de 2ª entrância a nova comarca, e nomeado para ella o Dr. juiz de direito João Paulo Monteiro de Andrade” (O Publicador: 18/03/1864).

“- Idem ao chefe de polícia – Concedo a autorização que V. S. solicita em seu ofício n. 268 de 29 do mez passado, para alugar na villa de Campina Grande uma casa que sirva de quartel ao respectivo destacamento” (O Publicador: 07/05/1864).


Estas foram as que nos ocorreram no momento. Oportunamente traremos outras ao conhecimento do nosso público leitor.

Rau Ferreira*

(*) Cidadão esperancense, bacharel em Direito pela UEPB e autor dos livros SILVINO OLAVO (2010) e JOÃO BENEDITO: O CANTADOR DE ESPERANÇA (2011). Prefaciador do livro ELISIO SOBREIRA (2010), colabora com diversos sites de notícias e história. Pesquisador dedicado descobriu diversos papéis e documentos que remontam à formação do município de Esperança, desde a concessão das Sesmarias até a fundação da Fazenda Banabuyê Cariá, que foi a sua origem.


Referência:
- O PUBLICADOR, Jornal. Ano III, Ns. 453, 455, 456, 457, 460, 464. João Pessoa/PB: 1864.

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br