Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

O blog sempre fala da SANBRA, uma das maiores riquezas do passado campinense. A Sanbra também atiçou a curiosidade de Jonatas Pereira, pesquisador do passado paraibano:

"Olá amigos do CGRETALHOS, estou aqui mais uma vez para enviar uma montagem que fiz pelo programa Google Sketchup 8 da antiga SANBRA, me refiro a primeira SANBRA que foi instalada em Campina Grande em 1936, onde se localizava onde atualmente o Supermercado Hiper Bom-Preço, na Avenida Almeida Barreto. Através de algumas fotos consegui em parte fazer esta montagem que ficou bem parecida com o prédio original.Infelizmente não tenho fotos suficientes para um realismo ainda maior, mas acredito que a montagem ficou bem parecida com o que existiu nos anos trinta. Em meados dos anos quarenta foi construída em terreno doado pelo Município um parque industrial bem amplo, o que se tornou uma das maiores fábricas da SANBRA do Brasil, sendo desativada em 1980.O prédio original foi desativado nos anos sessenta e demolido para dar lugar ao Hiper Bom-Preço em 1975. Obrigado amigos do CGRETALHOS, espero em breve ver esta minha montagem no blog. Abraços".

Nós é que agradecemos Jonatas, por este belo resgate. As imagens seguem abaixo:
















Pedimos a quem for copiar as imagens, que cite o autor Jonatas Pereira e a fonte.

6 comentários

  1. Calina on 16 de maio de 2012 às 09:04

    eita que a saudade doeu com essas fotos minha Mainha iria adorar, pena que ela se foi sem conhecer RHCG. hoje revivo toda história de Campina que ela me contava, como era a cidade.

     
  2. Anônimo on 16 de maio de 2012 às 16:07

    Ficou excelente.

     
  3. Leda Maria on 16 de maio de 2012 às 23:28

    Revivendo mais uma vez minha infância! Lembro que quando as caldeiras começavam funcionar era um enorme barulho parecia que iria explodir também exalava um cheiro forte não sei, mas acho que era da semente de algodão que se produzia o óleo, os trens da carga que transportavam os produtos lembro-me muito bem! Nesta época morava bem próximo da SANBRA. Rua R. Janeiro.

     
  4. Jônatas Rodrigues Pereira on 17 de maio de 2012 às 19:14

    MUITO OBRIGADO PESSOAL DO CGRETALHOS PELAS BELAS MENSAGENS, SÓ TENHO O QUE AGRADECER. EM BREVE TRAREI MAIS NOVIDADES SOBRE A HISTÓRIA DE CAMPINA, AGUARDEM!

     
  5. Leda Maria on 18 de maio de 2012 às 00:26

    Jônatas &,

    Nós é que somos os privilegiados por esta riqueza que vocês nos proporcionam. È maravilhoso revivermos tudo aquilo que passamos! È através de vocês que podemos hoje desfrutar de tudo isto. São vocês os merecedores do nosso reconhecimento.
    Obrigadoooooooooooooooo!

    OBS: Não citei nomes para não esquecer-me de ninguém.

     
  6. rômulo azevêdo on 29 de maio de 2012 às 22:46

    O "apito da Sanbra" foi durante muitos anos, o "relógio coletivo da cidade".
    Era comum se ouvir expressões do tipo:"corre menino,vem tomar banho e almoçar prá ir pro colégio, que o apito da Sanbra já tocou!"
    Eu morava no bairro da Prata, e o "apito" era ouvido em muitos bairros da cidade.Bons tempos!(sem saudosismos).

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br