Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Foto: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros - 1960

O Grupo Escolar Dr. Chateaubriand, localizado no bairro de José Pinheiro, foi fundado no ano de 1952 e é um dos educandários mais tradicionais de Campina Grande, atendendo a população da Zona Leste da Cidade.

Foi instalado na gestão do então prefeito Plínio Lemos, que também construiu naquela mesma área o Estádio Municipal que levava seu nome, hoje transformado no espaço esportivo 'Vila Olímpica'.

Anuário de Campina Grande 1925, cedido por Jônatas Pereira

Seu nome é uma homenagem ao Dr. Chateaubriand Bandeira de Melo, médico natural de Cabaceiras, que serviu a sociedade de Campina Grande, sendo considerado o mais antigo profissional a exercer a medicina em nossa cidade, segundo o Anuário de Campina Grande 1925.

As fotos abaixo foram enviadas pela colaboradora Gabriela do Ó e pertencem ao acervo da sua tia, a Sra. Guia do Ó e retratam alguns eventos ocorridos na citada escola nos áureos tempos pretéritos, conforme descrições nas legendas.



Foto1.: Inauguração do Parque Infantil do Grupo Escolar Municipal Dr Chateaubriand, tendo como diretora D. Maria de Lourdes Arruda na gestão de Newton Rique.

Foto: Newton Rique, José Loureiro, João Viana ; Alunos representantes da escola: Sonia (atual diretora da Escola Normal), Maria Araujo e Lucia Arruda, a pequena filha de D. Lourdes.


Foto 2.: Apresentação dos alunos do Grupo Escolar Municipal Dr Chateaubriand ao então prefeito da época Elpidio de Almeida, Evaldo Gonçalves (vereador) e as professoras à mesa, a Sra. Terezinha Leite e Djali Carolino.
Alunos da escola - Na frente: Lizzie Keyle Costa, Lewis Costa e Lúcia Costa, filhas da então vice - diretora Guia do Ó. A sanfoneira é Ozeni Bento e os demais são sanfoneiros e alunos.


Foto 3.: Corpo Docente do Grupo Escolar Dr. Chateaubriand tendo como diretora D. Maria de Lourdes Arruda, na gestão de Elpidio de Almeida.

Professores: Raul Pristhon - Artes Cênicas; Guia do Ó; Maria Daluz; Aurea Nepomuceno - Auxiliar administrativo; Marieta - auxiliar administrativo; Maria do Socorro; Djali Carolino; Maria de Lourdes; Acidalia; Theones Sabino - Música e Canto; e as crianças são filhos dos professores.


Foto4.: Evento: apresentação de uma peça infantil, no auditório do Grupo Escolar. Tendo como Diretora: Mª de Lourdes Arruda. Prefeito: Elpidio de Almeida
Elenco do 1º teatro infantil do grupo, o professor era Raul Pristhon - pessoa vinda do Recife, descedente de ingleses, convidado por Elpidio. O elenco era formado pelos alunos do Grupo uma das crianças é Lizzie Keyle, filha de Guia.

***                           ***                       ***

Mais uma vez agradecemos a prestatividade da universitária Gabriela do Ó, que comumente nos remete as valiosas fotografias do acervo familiar, atendendo ao intento principal desse espaço, que é resgatar e divulgar  nossos fatos Históricos, principalmente aqueles bem guardados nas 'gavetas' daqueles parentes com mais vivência, sem a necessidade de se desfazer do seu registro.

1 Comment

  1. Soahd on 3 de abril de 2012 07:44

    Que lindo passeio na memoria de CG...sempre perfeitos na garimpagem...parabéns. Vou mostrar a minha nãe, quem sabe ela lembra de alguma coisa.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br