Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Revista Manaíra, 12/1949

Na página escaneada acima (CLIQUEM NA IMAGEM PARA AMPLIAR), pertencente a Revista "Manaíra", publicada em Dezembro de 1949, temos um texto bem interessante assinado por J. Fernandes Dantas.

Apesar de publicado em 1949, o texto tem uma particularidade: foi escrito antes da demolição da Igreja do Rosário, ora edificada na Praça Clementino Procópio e nos atenta para algo que não é levado em conta quando se fala na reforma urbanística da gestão Vergniaud Wanderley: a Igreja já estava se desmoronando!!!

Em um relato em que ele apela para o sentimentalismo em busca de concientizar a sociedade local para 'salvar' aquele patrimônio, o autor escreveu: "(...)Porém, é doloroso vermos o seu estado atual: a parte trazeira do templo demolida, exposta aos abusos dos transeuntes."

Apesar de escrito no final da Década de 30, já que a Igreja foi demolido no início dos Anos 40, mais parece que estamos lendo um texto atual, já que constantemente lemos artigos conclamando a sociedade a preservar seus prédios. Lá no final, ele pede que se conserve a igreja não só por ser um símbolo religioso, porém pelo seu valor histórico: "(...) justifica amá-lo apenas em achar justo a conservação dessas obras que nos dão uma lembrança dos tempos que já se foram."


Antiga Igreja do Rosário, demolida no final da Década de 40
***     ***     ***     ***     ***
Série de Recortes
Gentilmente cedido pelo colaborador Jônatas Rodrigues

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br