Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Por EDMILSON RODRIGUES DO Ó

A respeito da postagem feita neste respeitável blog  sobre IRINEU CECILIANO PEREIRA JÓFFILY, quero comentar o seguinte: Irineu Jóffily nasceu na cidade de POCINHOS, Paraiba, no dia 15 de dezembro de 1843, filho do segundo matrimônio do tenente-coronel José Luis Pereira da Costa com d. Isabel Americana. Irineu Jóffily faleceu  em sua residência, na Praça Municipal, atualmente Av Marechal Floriano Peixoto em Campina Grande, no dia 7 de fevereiro de 1902. Esta citação é feita no livro História de Campina Grande de autoria do historiador Dr. Elpídio de Almeida, Edições da Livraria Pedrosa, pag. 358.

Nos anais da História de Pocinhos, consta que, pelo Dec.-Lei Estadual nº 520, de 31 de dezembro de 1943, a então vila passou a denominar-se JÓFFILY em homenagem a Irineu Joffily um dos seus filhos mais ilustres. Todavia, a grande maioria do povo de Pocinhos nunca concordou com a nova denominação. Finalmente, a Lei Estadual nº 986 de 10 de dezembro de 1953 foi promulgada criando a cidade e comarca de Pocinhos e revogando o Dec-Lei anterior que mudara o seu nome.

Portanto, o escritor, jornalista e jurista IRINEU CECILIANO PEREIRA JÓFFILY, cujo nome original era Irineu Ceciliano Pereira da Costa, é filho natural da cidade de Pocinhos, Paraiba.

1 Comment

  1. Rau Ferreira on 8 de março de 2012 às 11:57

    Caríssimo Edmilson Rodrigues do Ó,
    Paz e bem!

    Fico feliz pelo seu comentário que só vem acrescer o nosso texto publicado no RHCG. De fato, tem-se como natural de Pocinhos/PB, o respeitável IRINEU JÓFFILY.
    Contudo, evidências há de que este cidadão deitou raízes por toda a Parahyba, notadamente, em Campina Grande, onde viveu a maior parte da sua vida, fundando inclusive um jornal (Gazeta do Sertão).
    Em Esperança, Alagoa Nova e adjacências, mantinha fortes laços de amizade, conforme frisei.
    Agradeço imensamente a sua precisa intervenção, que esclarece novos fatos da vida do notável jurista e historiador paraibano.

    Att.

    Rau Ferreira
    Blog HE

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br