Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

José Bezerra Cacho
(Arquivo Familiar)
Quando o blog “RHCG” foi criado em 2009, um dos objetivos dos autores deste era o de resgatar personagens que de certa forma contribuíram para a história de Campina Grande, até mesmo os personagens anônimos, aqueles que fizeram parte dos “Bastidores da História”.

É o caso, por exemplo, de José Bezerra Cacho (1917-2006), que nasceu em São Bento do Norte-RN. “Seu Cacho” foi fotógrafo durante vários anos em nossa cidade, tendo na “Foto Studio Cacho” na Maciel Pinheiro, seu ponto comercial.

Graças a José Cacho, muitas imagens de Campina Grande em sua fase áurea ficaram registradas, muitas que inclusive podem ser encontradas aqui no blog. De sua autoria também, imagens em vídeo de grande valor histórico, como a visita de João Goulart a Campina Grande, da saída de Newton Rique da prefeitura em 1964, da inauguração do Teatro Severino Cabral e vários outros registros, como os dos carnavais antigos, por exemplo.

Sendo assim, “Seu Cacho” presenciou grandes momentos de Campina Grande e por causa disso talvez, seu neto o Engenheiro Darks Kehrle Júnior resolveu ao final dos anos 90, gravar uma série de entrevistas com o avô. 
Darks Kehrle Júnior

Nos registros em áudio, ele fala de sua chegada a Paraíba, o aprendizado na área da fotografia, sua aproximação com soldados americanos na Segunda Guerra Mundial, “causos” da política de Campina Grande, a chegada do primeiro aparelho de televisão a nossa cidade, o registro das visitas dos Presidentes da República a Rainha da Borborema e principalmente, como era o cotidiano de nossa cidade no passado, ou seja, um precioso registro.

A postagem dessa raridade audiográfica foi fruto do intermédio do foto-jornalista Cláudio Góes (http://claudiogoes.zip.net/) junto à família Cacho, na pessoa do próprio Darks Kehrle Júnior. Fica registrado nosso agradecimento à Cláudio Góes pela participação ativa na obtenção de mais um “retalho” da História de Campina Grande, sob a ótica de um dos seus principais personagens.

O áudio está dividido em 7 (sete) partes, com cerca de 30 minutos cada e que podem ser acessados a seguir:

Parte 1:



Parte 2:



Parte 3:



Parte 4:



Parte 5:



Parte 6:



Parte 7:



Se nossos visitantes quiserem saber ainda mais sobre o lendário fotografo campinense, cliquem AQUI, para acessar um excelente texto de Xico Nóbrega publicado no jornal “A União”.

Conclamamos aos nossos vereadores, que seja feita uma homenagem a José Cacho, dando seu nome a uma rua de nossa cidade, pois graças a este “personagem anônimo”, boa parte da melhor fase de nossa cidade está documentada.


8 comentários

  1. Kehrle on 23 de março de 2012 às 13:47

    Prezados, em nome de toda a família, quero agradecer pela deferência e pelo reconhecimento que o site Retalhos Históricos de Campina Grande tem dedicado em memória do fotógrafo José Cacho. Um homem que, como poucos, viveu intensamente na vanguarda de sua época.

    Agradecemos também, ao Jornalista Cláudio Góes, pelo espírito visionário que prontamente reconheceu a importância em se divulgar este registro inédito... E não poderia ter havido canal melhor para a divulgação.

    Atenciosamente
    Darks Kehrle Junior

     
  2. Adriano e Emmanuel on 23 de março de 2012 às 14:03

    Nós é que agradecemos por este precioso material amigo.

    Foi uma honra tê-lo postado no "RHCG".

     
  3. RHCG on 23 de março de 2012 às 14:35

    Pessoal do Mesa de Bar, se quiserem editar este material para colocar na Rádio Cariri através de um programa especial, fiquem a vontade.

     
  4. Edmilson Rodrigues do Ó on 24 de março de 2012 às 07:58

    Muito bom e oportuno o artigo sobre o fotógrafo José Cacho. Parabens pela homenagem!

    Por oportuno, acho justo lembrar os nomes de outros dois fotógrafos que deixaram um grande acêrvo fotográfico sobre a nossa querida Campina Grande clássica. Trata-se dos irmãos ADERSON FARIAS DE CARVALHO e SÓTER FARIAS DE CARVALHO ambos contemporâneos do grande José Cacho e que deixaram para a posteridade o registro de grandes momentos históricos acontecidos na Rainha da Borborema. Somos, portanto, profundamente gratos aos stúdios fotograficos Aderson e Sóter que funcionaram conjuntamente durante décadas na Rua Maciel Pinheiro, no 1º andar do edifício onde então funcionava a histórica e tradicional sapataria "A Solar".

    Edmilson Rodrigues do Ó

     
  5. RHCG on 24 de março de 2012 às 08:20

    Chegaremos lá seu Edmilson. Esses também merecem todos os registros.

     
  6. Asclléppios on 28 de março de 2012 às 10:46

    Parabéns ao amigo Darks Kehrle Junior pela visão futurista, histórica e sociológica de preservar para os pósteros uma "imagem" fundamental de Campina Grande que sem a sua agudeza jamais teríamos em tempos atuais esta amálgama de fatos, fotos e aúdio tão preciosos, tão importantes para vida e sabores da cidade que o Sr. José Bezerra Cacho (1917-2006)elegeu, deu preferência em passar parte de sua profícua vida! Parabéns Darks!!!

     
  7. Asclléppios on 28 de março de 2012 às 10:49

    Parabéns ao amigo Darks Kehrle Júnior pela visão futurista, histórica e sociológica de preservar para os pósteros
    uma "imagem" fundamental de Campina Grande que sem a sua agudeza jamais teríamos em tempos atuais
    esta amálgama de fatos, fotos e áudio tão preciosos, tão importantes para vida e sabores da cidade que
    o Sr. José Bezerra Cacho (1917-2006) elegera, deu preferência, em passar parte de sua profícua vida!

    Parabéns Darks!!!

     
  8. Rogério on 28 de março de 2012 às 13:23

    Que registro, estou escutando tudo, o "cabra" viaja nas histórias do sr. José Cacho. Parabéns a quem teve a iniciativa da gravação.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br