Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Outra raridade cedida por Manoel Leite, o "Leitinho". Outro registro do programa "A Paraíba e Seus Artistas", da TV Paraíba, com apresentação de Rômulo Azevedo. O programa que disponibilizamos hoje é do ícone da música paraibana, Jackson do Pandeiro, que tanto se identificou com Campina Grande:


Professor Rômulo Azevedo revelou o seguinte sobre o programa: "A série "A Paraíba e seus artistas" apresentada pelas tvs Paraíba e Cabo Branco (a partir de abril de 1988, e reprisada em 1989) foi idealizada/escrita/produzida/dirigida, editada e apresentada por mim. Foram seis programas abordando a vida e a obra de Antônio Barros e Ceceu/Jackson do Pandeiro/Zé Calixto/Genival Lacerda/Abdias e Sivuca. Foram gravados (mas infelizmente, não finalizados) programas com João Gonçalves, Cátia de França e Fuba de Taperoá. Também estavam na pauta, Geraldo Vandré, Zé e Elba Ramalho, Vital Farias e outros artistas (não necessariamente ligados a música) como o pintor Miguel Guilherme dos Santos, o cineasta Linduarte Noronha, o poeta Augusto dos Anjos entre outros."

7 comentários

  1. Valfrêdo Farias on 10 de dezembro de 2011 às 22:14

    Jackson era genial. Esse material é um verdadeiro documento. E a definição de Gilberto Gil sobre Campina Grande em cruzamento com a de Jackson... Fantástico, disse tudo.

     
  2. rômulo azevêdo on 11 de dezembro de 2011 às 11:11

    Prezados,a série "A Paraíba e seus artistas" apresentada pelas tvs Paraíba e Cabo Branco(a partir de abril de 1988, e reprisada em 1989)foi idealizada/escrita/produzida/dirigida, editada e apresentada por mim.Foram seis programas abordando a vida e a obra de Antônio Barros e Ceceu/Jackson do Pandeiro/Zé Calixto/Genival Lacerda/Abdias e Sivuca.
    Foram gravados(mas infelizmente, não finalizados)programas com João Gonçalves,Cátia de França e Fuba de Taperoá.
    Também estavam na pauta, Geraldo Vandré,Zé e Elba Ramalho, Vital Farias e outros artistas(não necessariamente ligados a música)como o pintor Miguel Guilherme dos Santos, o cineasta Linduarte Noronha,o poeta Augusto dos Anjos entre outros.

     
  3. Paulo Gomes on 11 de dezembro de 2011 às 20:05

    Parabéns ao Rômulo,pelo trabalho exibido e pela ousadia de tentar mostrar os valores da terra. Mesmo lendo nas entrelinhas o sentimento que nobre reporter nos transmite quanto à continuidade de série (para quem sabe ler, um ponto é linha e às vezes um livro completo), me atreveria , se me permitem, a perguntar; Poderemos um dia ver estes outros trabalhos citados? Fica a pergunta e tambem a esperança de que possamos ter uma resposta positiva (Que os Deuses do imponderável televisivo paraibano, nos concedam esta benção. Que assim seja!).

     
  4. José Valdir Julião on 17 de dezembro de 2011 às 16:30

    É um privilégio, ver, daqui de Natal, um trabalho tão maravilhoso feito pelo professor Rômulo Azevedo, a partir de um resgate importante, através desse blog, da história musical da Paraíba.

    Jackson do Pandeiro é um ícone da música popular brasileira e nordestina, parabéns ao blog...

     
  5. José Valdir Julião on 17 de dezembro de 2011 às 16:32

    Esse fundo musical, ai, "Motorista de Caminhão" é de outro ícone do forró clássico e de raiz do Brasil: o saudoso Elino Julião, nascido em Timbaúba dos Batistas, na região do Seridó do Rio Grande do Norte...

     
  6. José Valdir Julião on 17 de dezembro de 2011 às 16:33

    Salvo engano, o título da música "é Xodó de Motorista"...

     
  7. Anônimo on 2 de janeiro de 2012 às 22:30

    Estou impressionado! Blog muito informativo sobre dpalmeida.blogspot.com meu amigo. Eu só queria comentar e dizer que manter o trabalho de qualidade.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br