Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Primeiro Time do Treze

No dia 07 de Setembro se comemora, em todo território nacional, o histórico ‘Grito do Ipiranga’, onde D. Pedro I simbolicamente grita aos quatro-cantos que o Brasil estaria livre do domínio Português.

Porém, 103 anos após as margens do Rio Ipiranga ecoarem o sonoro grito do filho de D.João VI, nas sertanias parahybanas, mais precisamente em Campina Grande, Antonio Fernandes Bióca liderou o seleto grupo de 13 ínclitos cidadãos em uma reunião, onde seu produto fora a fundação do time do Treze Futebol Clube, o Galo da Borborema!

O ano de 1925 foi o marco inicial da trajetória desse aguerrido imortal do futebol local, por onde tantos outros passaram antes e depois do seu surgimento, resistindo às intempéries causais que pudessem obstacular sua saga na prática do chamado ‘esporte bretão’.

Em meio às comemorações ao Dia da Independência, hoje, 07 de Setembro de 2011, não só os torcedores trezeanos, mas toda a cidade de Campina Grande celebra os 86 Anos de fundação de um dos Patrimônios Esportivos municipal.

Como forma de homenagear esta data, o Blog Retalhos Históricos de Campina Grande posta uma das façanhas da equipe do Treze no ano de 2002, em uma das suas participações na ‘democrática’ Copa do Brasil, onde seu  adversário nessa edição do certame foi um dos grandes do futebol paulista e brasileiro, o São Paulo FC.

O São Paulo, liderado por Rogério Ceni, tendo o craque Kaká no meio-campo, inclusive tendo sido implacavelmente marcado pelo folclórico Val Pilar, foi vencido no Estádio Ernani Sátiro, em Campina Grande, pelo placar de 1 x 0, gol marcado pelo camisa 9, o atacante Capitão!

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br