Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


A foto acima retrata parte do antigo Calçadão da Maciel Pinheiro, no ano de 1982, sendo possível visualizar as barracas dos ‘camelôs, as antigas lojas Patrícia Calçados e Bomsucesso Tecidos, além da antiga Boate Skina.

Campina Grande teve seu primeiro Calçadão inaugurado na gestão do ex-prefeito Evaldo Cruz (1973-1977) e era o trecho existente hoje, tradicionalmente na Rua Cardoso Vieira. Em 1982, porém, mais precisamente no dia 27 de Março, já na gestão Enivaldo Ribeiro, os Calçadões se expandiram para além da Rua Cardoso Vieira em quase toda sua extensão, abrangendo as Ruas Sete de Setembro, Venâncio Neiva e Maciel Pinheiro.

À princípio, a idéia era que o espaço servisse para passeio público, facilitando o deslocamento dos pedestres em torno do Centro comercial propriamente dito de Campina Grande.

Porém, alguns pontos falhos da permanência desse espaço no Centro foram motivos de anos de dilema entre os órgãos governamentais e a sociedade, entre eles, a impossibilidade de trânsito de viaturas do Corpo de Bombeiros, ora fosse necessário uma incursão de socorro e o maior dos problemas, o estabelecimento de vendedores “ambulantes” fixos à toda área extensiva aos Calçadões!

Professor Mário Vinicius complementa esta postagem com a seguinte curiosidade sobre o Calçadão da Cardoso Vieira:

"O Calçadão da Cardoso Vieira tem nome, embora quase desconhecido: Jimmy Oliveira. Era um jovem desportista, torcedor rubronegro, que sofreu uma queda de uma marquise e veio a falecer. Se não foi removida (algo bastante comum aqui em Campina Grande), há uma placa por trás de um dos fiteiros existentes, já escurecida pelo tempo, fixada na parede do Supermercados Tropeiros, com os seguintes dizeres: "Calçadão Jimmy Oliveira"."

Fonte Consultada:
Anuário Campina Grande, 1982

6 comentários

  1. mário vinicius on 29 de agosto de 2011 às 14:40

    O Calçadão da Cardoso Vieira tem nome, embora quase desconhecido: Jimmy Oliveira. Era um jovem desportista, torcedor rubronegro, que sofreu uma queda de uma marquise e veio a falecer. Se não foi removida (algo bastante comum aqui em Campina Grande), há uma placa por trás de um dos fiteiros existentes, já escurecida pelo tempo, fixada na parede do Supermercados Tropeiros, com os seguintes dizeres: "Calçadão Jimmy Oliveira".

     
  2. Wellington Medeiros on 29 de agosto de 2011 às 19:49

    Que maravilha esta foto com a boite skina. Retornei à década de 70 quando frequentava muito a skina, tanto nas tardes de domingo (quando ainda era adolescente) quanto nas noites de sábado.

     
  3. Marcos Almeida on 31 de dezembro de 2011 às 03:05

    Os calçadões em CG acabaram devido às inúmeras reclamações do CDL referente ao grande volume de camelôs. A prefeitura cedeu à vontade do CDL e assim fez. Lembro-me que no final dos anos 80 era muito ruim de andar por ali.

     
  4. Jose Guimarães on 25 de outubro de 2020 às 03:12

    Eu me lembro

     
  5. Jose Guimarães on 25 de outubro de 2020 às 03:18

    Vdd

     
  6. BADU on 4 de fevereiro de 2022 às 16:05

    Na realidade Jimy Oliveira morreu ao cair de um batente da entrada de uma casa de sua propriedade.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br