Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Hoje, 21 de Agosto de 2011, o Blog Retalhos Históricos de Campina Grande se reserva ao direito de comemorar o alcance cronológico de dois anos de atividades!

Há 730 dias, centenas de pessoas são contempladas com informações curiosas sobre eventos pretéritos componentes da Heróica Saga da Rainha da Borborema, desde a ‘Vila Nova da Rainha’, passando pela ‘Capital do Trabalho’, culminando na ‘Cidade High-Tech’.

Através de 873 postagens, frutos de pesquisas contínuas dos idealizadores deste espaço e dos Colaboradores da História, que comumente remetem matérias de interesse coletivo, pôde-se promover uma revolução no modo de se consumir História, por parte de quem acessa o conteúdo aqui disposto.

Desprezando a didática, a grande teia da História da nossa urbe vem sendo tecida fato à fato, de forma  anárquica em relação à cronologia, onde o conjunto de dados envolvendo fotos, vídeos e textos são processados de maneira prática, facilitando a compreensão do internauta com linguagem simples e contextualização objetiva.

Neste aniversário, convidamos a comemorar conosco os órgãos de comunicação locais que, desde o princípio apresentaram nosso projeto com entusiasmo, favorecendo o crescimento do público que, declaradamente, se viciou na História de Campina Grande.

Foi através da seriedade e da credibilidade apresentada, cotidianamente, que conquistamos a simpatia de personalidades da imprensa e da política, tanto municipais, como estaduais, que propagam ainda mais o intento desse projeto que tem por finalidade provocar a sociedade para que ela mesma conte sua História.

Nessa ótica, um grande presente que podemos comemorar em breve, é a proposta apresentada pelo Vereador campinense Olímpio Oliveira à Câmara Municipal que, através do Projeto nº 77/2011, visa conceder o título de “Serviço de Utilidade Pública” ao Blog Retalhos Históricos de Campina Grande, como reconhecimento institucional pelo resgate da memória proporcionado dia após dia por todos os que promovem esse espaço virtual!

Por tudo que nos foi possível apresentar até esta data, quando comemoramos estes dois anos de atividade do Blog RHCG, também é sensato que agradeçamos à toda sociedade que comunga desse propósito.

Obrigado, Campina Grande!
Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
(idealizadores)

E não é porque estamos em regozijo que nos eximimos da prática da postagem do dia de hoje, onde apresentamos mais uma raridade histórica, dessa vez em vídeo, parte integrante do acervo videográfico de José Cacho, grande documentarista campinense, através da arte da fotografia e dos vídeos em filmes.






9 comentários

  1. Jobedis Magno de Brito Neves on 21 de agosto de 2011 às 08:39

    Quero parabenizá-los por este dois anos de vida. Parabéns pela iniciativa que deu certo. Desde que acessei pela primeira me apaixonei e me tornei colaborador. Me orgulho de participar deste grande site do mundo virtual, agradeço pela oportunidade e pela recepção atenciosa a mim proporcionada quando do meu ingresso neste grande espaço de pesquisa e de comunicação de Campina Grande. Aqui como já disse anteriormente, pude exercitar com total liberdade o direito democrático de expor o meu ponto de vista. Como também com algumas crônicas, pude falar do futebol do passado, de pessoas e de fatos. Pude criticar elogiar e traçar uma linha imaginária do tempo ao pontuar cada crônica com o momento vivido por todos nós.

    No Site tive oportunidade de expor o meu trabalho como pesquisador e historiador na web. Recebi e mandei vários emails e outros contatos. Nele também pude encontrar todo o tipo de comentários sobre o que escrevi. Rever e fazer amizades. Tive a oportunidade de conhecer vários amigos (a)s, muitos saltaram da tela do computador (alguns ainda são virtuais, mas espero um dia conhecê-los), aprendi muito e ainda continuo aprendendo com as minhas postagens. Alguns, por terem humildade, conhecimento e simpatia me ajudaram a brilhar. Alguns deles, por afinidade ou carisma, vieram para a minha vida pessoal e se tornaram meus amigos. Ensinaram o caminho certo a seguir e, por isso, ajudaram a dar brilho a algumas postagens. Já outras, por desprendimento e amizade, reforçam constantemente este brilho. E, desse modo, só posso agradecer por esta nova etapa que se inicia nestes dois anos do cgretalhos.

    Muito obrigado por fazer parte deste belo trabalho! Que venha mais e mais aniversários.

    Jobedis Magno de Brito Neves
    Colaborador

     
  2. mario vinicius on 21 de agosto de 2011 às 10:57

    Ao tempo em que parabenizo os idealizadores e colaboradores do site, agradeço a oportunidade que tenho em contribuir para a preservação da história da nossa cidade. O homem que sabe e não transmite ou não tem como de transmitir o que sabe, ao morrer é semelhante a uma biblioteca que é incendiada: toda a informação é perdida... RHCG possibilitou-me esta oportunidade. Às vezes, colocamos aqui as nossas lembranças e recordações, de modo rápido e de fácil acesso para todos ! Parabéns, Adriano e Emmanuel! E temos certeza que outras fantásticas postagens chegarão no decorrer dos próximos anos !

    Mário Vinícius

    Colaborador

     
  3. Diniz on 21 de agosto de 2011 às 12:12

    A grande sacada do blog, foi proporcionar a pessoas comuns, sejam historiadores, políticos, intelectuais ou até mesmo ao "zé da esquina", contar suas histórias e ceder suas fotos ao resgate do passado de nossa querida Campina. Parabéns a todos nós e ao vereador campinense pelo reconhecimento ao "RHCG".

     
  4. Wellington Medeiros on 21 de agosto de 2011 às 20:31

    Parabéns Emmanuel e Adriano pela bela iniciativa da criação desse belíssimo blog. Como um apaixonado pela rainha da borborema, fiquei viciado, e assim que entro na net todos os dias, o primeiro endereço que entro é esse blog. Também como colaborador fico "enchendo o saco" [risos] de amigos e familiares tentando encontrar registros importantes para serem postados no blog. Parabéns aos idealizadores, colaboradores, seguidores, e porque não aos que simplesmente acessam o blog. PARABÉNS, E QUE O BLOG SEJA ETERNO PARA O BEM DA HISTÓRIA DE CAMPINA GRANDE.

    Wellington Medeiros.

    Colaborador.

     
  5. Joao on 21 de agosto de 2011 às 21:31

    O trabalho de vocês ainda será bastante reconhecido. Parabéns pelo esforço em mostrar a história da bela cidade de Campina Grande. Sucesso.

     
  6. Leda Maria on 22 de agosto de 2011 às 16:20

    PARABÉNS!! Siga em frente. O blog é simplesmente genial.
    abs.
    Lêda

     
  7. Anônimo on 22 de agosto de 2011 às 22:42

    Opa! Parabéns RHCG! Muitos anos de vida e conhecimentos...
    Philemon

     
  8. Anônimo on 23 de agosto de 2011 às 13:27

    Grande Blog!!! PARABÉNS!!!

     
  9. HONÓRIO PEDROSA on 30 de agosto de 2011 às 16:37

    PARABÉNS ADRIANO E EMMANUEL E QUE VOCES CADA VEZ MAIS PERMANEÇAM COM ESSA DIRETRIZ DE RESGATAR A HISTÓRIA TANTO DE CAMPINA GRANDE QUANTO DOS QUE A FIZERAM, SEJA NA ARTE, CULTURA, LAZER, ESPORTES, POLÍTICA, ETC.
    ESSE BLOG, NOSSA BIBLIOTECA VIRTUAL E VOCES JÁ PERTENCEM À HISTÓRIA DE CAMPINA GRANDE.
    ABÇS. HONÓRIO PEDROSA

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br