Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

A competente equipe responsável pelo Programa Diversidade, da TV Itararé de Campina Grande, realizou mais uma excelente matéria de interesse Cultural, como é sua verve, porém, de aspecto também histórico, uma vez que a abordagem foi o Clube Ypiranga, espaço tradicional da sociedade campinense, fundado a partir do time de futebol de mesmo nome, em 13 de Maio de 1926.

Notificado pela SUDEMA,o Clube está passível de fechar suas portas o que, em se concretizando, gerará o prejuízo cultural à uma parcela social cativa, frequentadores assíduos dos bailes realizados em suas dependências, há décadas.

O Blog Retalhos Históricos de Campina Grande pôde participar da produção da matéria, do qual agradecemos esta nova oportunidade de parceria junto ao Programa Diversidade, parabenizando a todos os envolvidos não só na realização da reportagem, como pela iniciativa de 'levantar a bandeira' da causa do Clube Ypiranga, que este ano completou 85 anos de fundação!

7 comentários

  1. Ribamar Bezerra on 30 de junho de 2011 às 11:26

    Prefeitura de Campina Grande Onde estah vc q não cuida do patrimônio histórico dessa cidade???? Muito desapontado ¬¬

    Valeu pessoal pelo compartilhar das informações :-)

     
  2. Clovis Brasileiro on 30 de junho de 2011 às 15:25

    O ypiranga é a alma libertaria dos trabalhadores e himildes de Campina Grande. É preciso defender esse espaço de interação e sociabilidade.

     
  3. Sérgio Dantas. on 30 de junho de 2011 às 17:13

    O que eu acho paradoxal no fechamento é o descaso dos setores que defendem a cultura em Campina Grande. Deixaram o Ypiranga fechar sem nenhum protesto. Pelo cine São José, todos os militantes culturais, defendem a reabertura. É hipocrisia. É chique lutar pelo Cine São José, já o Ypiranga é o local onde os "pobres" dançam.

     
  4. Anônimo on 1 de julho de 2011 às 19:39

    Não esquecer que o Ypiranga representou a cidade de Campina em Campeonatos Paraibanos, tendo sido até finalista em uma das ocasiões. É lamentável o descaso.

     
  5. Anônimo on 2 de julho de 2011 às 09:02

    Sou neto do Lula, o lula do Ypiranga, goleiro. Ele me contava muitas histórias de quando atuava no time, e me contava também dos bailes do clube, ele cantava emcocionado o hino que em um dos trechos diz assim: "raiou sol, abrasador, o futebol, jogo de escol, encantador. Clube imortal, que nos seduz... la la la la. Daqui de Natal, lendo sempre o RHCG, fico triste com a situação do Ypiranga. (Valmir Lopes)

     
  6. Mimesis on 2 de julho de 2011 às 14:03

    É mais uma das grandes desvalorização da nossa história de Campina Grande. Um clube que demarcou época e qu narrou histórias para o futebol paraibano e narrou ainda aspectos e momentos importantes da história cultural de Campina Grande.
    Deixo uma pergunta o que nós podemos fazer perante a isso? o que as universidades juntamente com seus cursos de histórias podem fazer na tentativa de peitar essa ação da prefeitura?

     
  7. Anônimo on 2 de julho de 2011 às 17:18

    O problema do Ypiranga é que está localizado em área residencial, tudo partiu de nenuncias dos vizinhos por causa do barulho das festas, principal fonte de receita do Club. Partindo desse princípio do barulho outros lugares também deveriam ser fechados. Já o caso do Cine São José, é questão política. O prédio pertence ao Estado, só acontecem protestos quando os opositores do governo mas aliados da oposição se organizam. Essa é a verdade. Alguns organizadores desses "protestos" inclusive, estavam ocupando cargos comissionados mais tarde.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br