Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Os que conhecem e acompanham mais detalhadamente o blog “Retalhos”, sabem que não temos interesse em contar a história de Campina Grande de uma maneira didática, pois seria muita pretensão de nossa parte e sim, abrir um espaço para publicação de colaborações e de nossas pesquisas pessoais (dos editores do blog), fazendo assim, que “fragmentos históricos” cheguem ao produto final, que é o leitor do Retalhos Históricos de Campina Grande. Ele é que na sua ótica interpretará aquilo que está sendo publicado.

Pois bem, após a devida observação, iremos direto ao objeto do post de hoje, que é o Concurso de Misses, tão importante em certa fase histórica nacional. Sem dúvida nenhuma, o concurso de Miss mais importante é aquele que ostenta o nome “Miss Brasil Oficial”, que por sua vez indicará a representante nacional no concurso “Miss Universo”, o principal do planeta.

Campina Grande já tem certa história em concursos, como pode ser vista na foto abaixo, encontrada na “Comunidade Campina Grande Velha Guarda do Orkut”. Trata-se da Miss “Aliança Clube 31”  Arnaldina Alves no Concurso Miss Paraíba 1957:

 Arnaldina Alves no Concurso Miss Paraíba 1957
(Fonte: Comunidade Campina Grande Velha Guarda do Orkut)


O Concurso Miss Brasil nos moldes que conhecemos hoje, surgiu em 1954, assim como o Concurso Miss Paraíba. Após uma pesquisa no famoso “Wikipedia” a Enciclopédia mais famosa da Internet, verificamos que Campina Grande por 27 vezes venceu o concurso “Miss Paraíba”. A Rainha da Borborema é a maior vitoriosa da competição. Foram as seguintes vencedoras de Campina Grande:

1954-Mariza Monteiro Maciel
1956-Margarida Vasconcelos
1957-Maria Zélia Cardoso
1958-Stella Maria Stuckert
1959-Glícia Coelho Chianca
1961-Inês Gomes Pessoa
1963-Kalina Lígia Duarte
1965-Cleide Lira Pedrosa
1966-Zélia Neves de Medeiros
1967-Maria Laura Vieira
1969-Maria do Socorro Costa
1970-Sirlete de Carvalho
1971-Lúcia Medeiros de Souza
1972-Maria Bernadete Martins
1975-Elze Quinderé Camelo
1976-Cristina Ferreira de Freitas
1979-Nadjala Maria Catão Cabral
1981-Virgínia Helena Gomes Silva
1982-Geusa Moreira de Azevedo
1983-Josélia Sobrinho
1984-Maria do Socorro Braga
1992-Fabiana Tavares de Lima Pirro
1995-Janalívia do Nascimento
1999-Juliana Pereira Luna
2002-Mônica Donato de Araújo
2003-Mayana Maria Ramos Neiva
2009-Flora Alexandre Meira

A Paraíba nunca teve a honra de vencer o Miss Brasil. Sua melhor colocação foi justamente com uma representante de Campina Grande com o 4º lugar de Virgínia Helena Gomes Silva em 1981.

Virginia em 1981

Como premiações de consolação, as representantes da Paraíba conquistaram em algumas ocasiões o “Miss Simpatia”. As misses de Campina que conquistaram tal prêmio foram: Maria do Socorro Alves (1969), Geusa Azevedo (1982), Maria do Socorro Braga (1984) e Janalívia Carneiro (1995).

Iremos nos ater agora especificamente ao ano de 1981. A representante da Paraíba no concurso Miss Brasil foi Virgínia Helena Gomes Silva, que ganhou o Miss Paraíba representando Campina Grande.

Curiosamente Virginia Helena antes tentou ser Miss Pernambuco, conseguindo a terceira colocação. Então resolveu disputar a vaga no Miss Brasil representando a Paraíba. Infelizmente não temos a informação se ocorreu o concurso de “Miss Campina Grande” no ano de 1981, porém, como dito, Virginia foi eleita Miss Paraíba representando a Serra da Borborema.

No ano de 1981, a organização do Miss Brasil estava a cargo do “Sistema Brasileiro de Televisão”. Era a época de Silvio Santos apresentando o concurso. No youtube, o famoso site de vídeos, encontramos no endereço (http://www.youtube.com/user/virginiahelenamiss), possivelmente postado pela própria Virginia, os momentos da Miss Paraíba no concurso nacional de 1981:


Mesmo sendo considerada a que melhor desfilou e a mais exótica do desfile, a representante paraibana obteve a quarta colocação no concurso. O que estranhamos no vídeo acima, foi o fato de ela ter dito quando perguntada por Silvio Santos sobre sua cidade, que representava “João Pessoa” em vez de Campina Grande.

 Virginia Helena em 2010 – foto de Fernando Machado

Nos anos posteriores, os concursos de misses foram perdendo sua importância e glamour. O que antes parava o Brasil, se tornou apenas um evento em que a “breguice” às vezes, se torna maior do que o concurso, ou que apenas serve, ironicamente falando, como vaga no “Big Brother Brasil”.

Fontes Utilizadas:

-Comunidade de Campina Grande no Orkut (Campina Velha Guarda)
-www.wikipedia.org
-Acervo do Diário de Pernambuco
-Sistema Brasileiro de Televisão (Vídeo)
-http://fernandomachado.blog.br/
-Agradecimentos a Sergio Gaiafi

**** ATUALIZAÇÃO - 07/02/2018 ****

De acordo com o memorialista Walter Tavares...
Virgínia Helena não era de joão pessoa nem de Campina Grande, era do Recife. Ela disputou o concurso Miss Pernambuco 1981 e ficou em terceiro lugar. Naquele ano não teve concurso de Miss Paraíba, e para a Paraíba não ficar ausente do Concurso, a organização em João Pessoa, convidou para que Virginia Helena representasse a Paraíba no Miss Brasil. O convite foi ao final do concurso Miss Pernambuco, na mesma noite do concurso quando terminou lá mesmo, ela recebeu o convite para representar a Paraíba. Por isso ela citou que era de João Pessoa, porque foi a organização do concurso Miss Paraíba, em João Pessoa que a convidou.

11 comentários

  1. Jobedis Magno de Brito Neves on 16 de maio de 2011 às 23:17

    Tive o prazer quando criança conhecer Kalina Ligia (era amiga de minha irmães) que se elegeu Miss Paraíba, no concurso promovido pelos Diários e Rádios Associados, através da revista “O Cruzeiro” e da TV Tupi. A bela campinense ficou em 4º lugar entre as candidatas, porém, surgiram comentários fora do júri que a Miss Paraíba tinha o rosto mais bonito entre todas as concorrentes daquela competição.

     
  2. Anônimo on 31 de janeiro de 2012 às 09:29

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  3. Anônimo on 31 de janeiro de 2012 às 09:37

    Kalina Ligia Nogueira Miss Paraiba 1963 foi uma das mais belas Miss da historia dos concursos de misses da Paraiba, assim como foi a maior injustiça do Concurso Miss Brasil não coloca-la no Top 05 do Miss Brasil 1963.
    Abraços
    João Herculano

     
  4. Sérgio Gaiafi on 7 de outubro de 2014 às 01:26

    Saudações Cordiais!

    A cidade de Campina Grande foi quem mais conseguiu a faixa do Miss Paraíba. Kalyna Lígia, foi injustiçada em 1963, os jurados ficaram envergonhados que elegeram-a a princesa da Revista Cruzeira e premiou-a com o título de Miss Fotogenia e Simpatia Revista Cruzeiro.

     
  5. Sérgio Gaiafi on 11 de novembro de 2014 às 13:40

    Em 1967, o concurso de Miss Paraíba foi parada dura. Maria Laura Vieira de Mello, de Campina Grande, representou o Clube Oficial do Exército. Ela venceu a candidata de João Pessoa, Maria da Salete Pontes que representava o Clube Cabo Branco, depois de dois empates, o Ginásio Cesar Ribeiro com mais de 5.000 pessoas veio ao delírio, a Miss Campina Grande era consagrada Miss Paraíba 1967.

     
  6. Sérgio Gaiafi on 11 de novembro de 2014 às 13:41

    Em 1975, a candidata de João Pessoa foi eleita Miss Paraíba.

     
  7. Walter tavares on 7 de fevereiro de 2018 às 13:21

    Virgínia Helena não era de joão pessoa nem de Campina Grande, era do Recife. Ela disputou o concurso Miss Pernambuco 1981 e ficou em terceiro lugar. Naquele ano não teve concurso de Miss Paraíba, e para a Paraíba não ficar ausente do Concurso, a organização em João Pessoa, convidou para que Virginia Helena representasse a Paraíba no Miss Brasil. O convite foi ao final do concurso Miss Pernambuco, na mesma noite do concurso quando terminou lá mesmo, ela recebeu o convite para representar a Paraíba. Por isso ela citou que era de João Pessoa, porque foi a organização do concurso Miss Paraíba, em João Pessoa que a convidou.

     
  8. Sérgio Gaiafi on 8 de julho de 2019 às 09:39

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  9. Sérgio Gaiafi on 8 de julho de 2019 às 10:19

    Nos concursos de beleza não importa a origem de nascimento da candidata porque a lisura de representar um município, que não é o de sua origem, dá-se a importância de está fazer algo pela cidade e estado que a escolheu para representar e, sendo assim, a jovem acolhida em detrimento de sua importância e valores dos quais estão intrínseco na sua performa-se, cabe somente a ela dá-se adotar Campina Grande e a bela Paraíba para fazer história. Acontece no mundo todo, nunca será diferente no Brasil, beleza não possui identidade, fato!!!

     
  10. Anônimo on 22 de abril de 2023 às 21:11

    Faltou a miss Paraíba 1960 que foi a então senhorita Maria Mercês Camelo ( sobrenome posto após o casamento).

     
  11. Anônimo on 22 de abril de 2023 às 21:18

    Houve revolta do juri com o pai da moça, homrm "de posses" achava que podia tudo e bêbado foi à comissão julgadora agredir... Sua filha injustamente foi desclassificada e realmente era belíssima!!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br