Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Por Equipe RHCG


A foto acima, pertencente ao acervo CPDOC da Fundação Getúlio Vargas, mostra um flagrante durante a visita do ex-presidente Getúlio Vargas à Campina Grande, quando o prefeito campinense era o Dr. Elpídio de Almeida, à sua esquerda na imagem.

Nessa época, o senador paraibano Epitácio Cavalcanti Albuquerque (à direita na foto de gravata borboleta), conhecido no meio político como "Epitacinho", filho do ex-presidente João Pessoa, gozava da amizade particular de Getúlio, à quem convidou a visitar a Paraíba, promovendo e fortalecendo o PTB estadual.

Segundo os dados da CPDOC, esta foto foi captada no ano de 1950, durante a campanha para Presidência da República.

Nota: O braço que aparece à esquerda da foto, com a mão negra por trás da cadeira onde está sentado Getúlio Vargas pertence ao seu fiel e inseparável guarda-costas Gregório Fortunato, conforme mostra a segunda foto quando do desembarque da comitiva no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa.


Material Utilizado na Campanha Política

11 comentários

  1. Anônimo on 30 de janeiro de 2011 às 16:55

    Este é um verdadeiro reclamo.

     
  2. mario vinicius on 3 de setembro de 2012 às 15:56

    Só uma ressalva: Epitacinho era, na verdade, filho de João Pessoa.

     
  3. Soahd on 3 de setembro de 2012 às 16:14

    UMA PARTICULARIDADE: Fleunylda Soares em 1950, conduziu Getulio Vargas, em Campina Grande, no automóvel do pai, o boavistense Luiz Soares de Araujo.
    O carro era um modelo Willys Overland especial.
    No carro acompanhava Elpidio de Almeida (prefeito), Epitacinho (Suplente de senador), Sebastião Lima (professor) eo Gregório Fortunato (guarda costas).
    Fonte: Livro Boa Vista de Sancta Roza- De Fazenda a municipalidade (1666- 1997)-Francisco de Assis Ouriques Soares.
    PS. quem foi este que foi excluido da foto?

     
  4. Anônimo on 21 de outubro de 2012 às 22:01


    Na segunda foto, como identificada a jovem que dirigia o veículo, o pouso do avião presidencial aconteceu no aerodromo de Campina Grande.

     
  5. Anônimo on 21 de outubro de 2012 às 22:05


    Post Scriptum - o veículo é o modelo Willys-Overland Jeepster

     
  6. Anônimo on 30 de março de 2013 às 16:59

    O fabricante de cataventos Yvel, Elifas Levy( parece-me de Boa Vista também) comprou esse carro que transportou Vargas e o utilizou por muitos anos.

     
  7. walmir chaves on 31 de março de 2013 às 04:55

    Caro Anônimo: Elifas Levy trabalhou no Banco Magalhães Sranco S.A nos anos 60? É filho de Niutides e irmão de Flávio que tambem trabalhou no mesmo Banco? São uns antigos amigos porem esqueci seu sobrenome!!!Com o nome do grande hermetista só conheci essa pessôa!
    Peço-lhe que me informe o que saiba dêle! Muito obrigado!

     
  8. Anônimo on 31 de março de 2013 às 11:35

    Sei apenas que morava no baairro da Prata( rua Pedro II) e a fábrica era na rua Rio Branco em frente ao mercado da Prata. O nome era uma homenagem ao hermetista.

     
  9. Anônimo on 31 de março de 2013 às 11:47

    Caro Chaves, lembrei agora. Esse "segundo" Elifas levy é o irmão de Flávio Barros primeiro( e acredito único) radialista campinense/paraibano que trabalhou nos microfones da lendária BBC de Londres (serviço brasileiro na capital inglesa) nos anos 70. Ambos residem hoje em João Pessoa mas perdi o contato. Flávio, salvo engano, dá aulas semanais de ingles a professores da UFCG em Campina.
    É isso.

     
  10. walmir chaves on 31 de março de 2013 às 16:17

    Obrigado pela informação. São meus amigos. Niutides era Contador da Radio Borborema e Flávio começava como Locutor da Radio Cariri que nessa época foi incorporada às Associadas. Elifas era un adolescente e tambem trabalhava na Radio.Era uma familha admirável... Perdi o contato faz quase 50 anos. Espero que um membro dessa familha vêja meu comentário e entre en contato!

     
  11. Unknown on 31 de março de 2019 às 09:24

    nõ sei o que estou a fazer aqui

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br