Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Esta versão apresentada do Hino Oficial de Campina Grande é a mais conhecida de toda a população campinense, uma vez que nos acostumamos a ser acordados com sua execução promovida diariamente pela Rádio Campina Grande FM, às 5:00hs, na abertura da programação da emissora.

O Hino Oficial de Campina Grande foi fruto do concurso realizado durante a gestão do Prefeito Evaldo Cruz, composto com letra de Fernando Silveira, radialista cearense radicado na Rainha da Borborema e música de Antônio Guimarães.

O áudio acima, considerado a gravação original realizada na cidade de Recife, com coral e orquestra de pernambuco, nos foi enviado por Jackson Rilton, coletado junto à rádio fundada pelo saudoso Hilton Motta.

OBS.: Esta postagem carece de maiores informações acerca desta versão original apresentada, gravada na cidade do Recife(PE): sobre quem a executa e seu ano de gravação. 

Sobre os Autores do Hino Oficial de Campina Grande:

FERNANDO SILVEIRA:
Professor, jornalista, escritor, teatrólogo. Produziu rádio-novelas para emissoras do Rio de Janeiro e  São Paulo; Implantou o Rádio-Teatro na Rádio Borborema na década de 50, contava com a participação de grandes nomes do rádio, à exemplo da atriz Nair Belo.

Foi vereador em Campina Grande, eleito para a 4ª Legislatura da Câmara Municipal, no período de 1959 a 1963; Chegou a assumir, como suplente, cadeira na Assembléia Legislativa da Paraíba.

Foi através do Programa "Linha de Frente", comandado por Silveira, às 11:00hs, na Rádio Borborema, que surgiu para o público o rapaz humilde do bairro de José Pinheiro, hoje conhecido e consagrado como Genival Lacerda!

No final da década de 60 desenvolveu atividades teatrais junto à Escola Normal de Campina Grande, em parceria com a teatróloga Lourdes Ramalho;


ANTONIO GUIMARÃES:
Nasceu em Campina Grande, em 19/12/1934, descendendo de uma família de músicos de origem alagoana. 

Fez parte da Juventude Operária Católica (JOC);  foi organista da Catedral, onde, também, participou e dirigiu um coral para interpretação de missas solenes; em 1959 formou o Coral Uirapuru. Foi professor da cadeira de Canto Orfeônico, no Colégio Alfredo Dantas , em 1958 e da Escola Normal, em 1964, onde criou o Coral "Fernando Silveira", composto de 70 vozes femininas. Em 1969, organizou o Coral Uiraxuê, que viria a se tornar o Coral Universitário da URNe. Em 1978, criou o seu coral misto do Colégio NESA. Em 1983 foi convidado a formar o Coral "Esperança" (infantil), em um Grupo Escolar campinense, que manteve suas atividades até o ano de 2007. 

Lançou o livro de teoria musical "Música para Todos", em 1983, pela Editora Universitária da URNe (atual UEPB), onde exerceu por muitos anos a função de revisor. Sua obra musical não se deteve ao Hino de Campina Grande, compôs os hinos de muitas outras cidades e instituições. 

Consagrou-se, ainda, como compositor de músicas dos gêneros sacro e popular. Suas músicas ultrapassaram os limites estaduais atingindo, inclusive,  outros países. Entre as comendas que lhe foram conferidas, destaca-se a Medalha de Honra ao Mérito, concedida pela direção do Teatro Municipal de Campina Grande e a plaqueta de metal "Personalidade do Sesquicentenário", concedida pelo Lions Prata-Campina Grande, no ano de 1972. 

O maestro Antonio Guimarães faleceu no dia 21 de Maio de 2009, vitimado por problemas cardíacos, no Hospital João XXIII, em Campina Grande.

Fontes Consultadas:
www.clickpb.com.br
www.camaracg.com.br
www.clicrn.com.br
http://aci.online.vilabol.uol.com.br

Entrevista com o Maestro Antonio Guimarães, durante as Comemorações dos 143 Anos de Emancipação Política de Campina Grande, no ano de 2007, concedida ao JPB da TV Paraíba:

1 Comment

  1. Unknown on 12 de janeiro de 2011 às 21:49

    olá, boa noite. Grata surpresa em ouvir o Hino de Campina e breve descrição dos autores: Prof. Fernando Silveira - meu ilustre pai, já falecido e Maestro Antonio Guimarães, que conhecí pessoalmente.

    Quero agradecer a todos, especial ao Prof. Emmanuel Sousa, pela bela iniciativa.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br