Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Nos anos 60 do século passado, foi inaugurada em Campina Grande uma filial das "Casas José Araújo",  de origem pernambucana, aquela do famoso slogan "quem manda é o freguês".


Fundada por José Araújo Albuquerque em 1890, na cidade de Pesqueira-PE, a organização graças ao apoio da mídia, principalmente na década de 60, época em que Recife com sua TV Rádio Clube e aqui em Campina, com a TV Borborema, ajudavam a propagar de uma forma inovadora, o famoso slogan citado acima.


O pioneirismo na mídia televisiva, fez com que a organização se expandisse pelo Nordeste e outras regiões, até chegar a nossa cidade, como pode ser visto abaixo, na inauguração da filial localizada na Rua Maciel Pinheiro, esquina com a Rua Semeão Leal. Notem na foto a presença do ex-prefeito de Campina Grande, Severino Cabral.







Relembrem um dos jingles publicitários das Casas José Araújo:



Fontes Utilizadas: Acervo do Diário de Pernambuco

ANEXO:
Depoimento de Gustavo Ribeiro:

A "Casas josé Araújo" estava para Campina Grande, como a "Viana Leal" e a "Sloper" estavam para Recife. Lembro que era motivo de alegria, quando levado por minha mãe, ficava passeando de "escada rolante". Tudo ficava perfeito quando o roteiro do sábado também incluia a visita aos "Armazéns do Norte". No piso superior ficavam os brinquedos, uma mini sorveteria e um pequeno salão infantil para corte de cabelo. Em Recife o aparecimento da então mega loja de departamentos MESBLA, acabaria sepultando as lojas menores. Aqui em Campina, o comércio da Maciel Pinheiro e adjacências (NAÇÕES UNIDAS, ESPLANADA, SOCIC, CREDILAR, CITILAR, JET SET, CASAS JOSÉ ARAÚJO, CASA VAZ, CASAS GURI, TRINDADE, ESMERALDA, DIVA JÓIAS, BRASIL MODAS, CASAS PERNAMBUCANAS, LOJAS BRASILEIRAS, ELITE FOTO, BAZAR ELÉTRICO, CASA DO COLEGIAL, LIVRARIA UNIVERSAL, LIVRARIA PEDROSA e muitas outras que não consigo lembrar) resistiu como pôde a modernidade e conforto dos Shoppings. Com a restauração do quarteirão, a linha retró do centro comercial da cidade revitalizada, outros e novos investimentos como a Rede C&A se instalaram. Hoje, resta a lembrança de um tempo muito feliz. O nosso cuidado com a preservação dos prédios restaurados, deve ser constante.

4 comentários

  1. gustavo ribeiro on 28 de novembro de 2010 às 16:35

    A "Casas josé Araújo" estava para Campina Grande, como a "Viana Leal" e a "Sloper" estavam para Recife. Lembro que era motivo de alegria, quando levado por minha mãe, ficava passeando de "escada rolante". Tudo ficava perfeito quando o roteiro do sábado também incluia a visita aos "Armazéns do Norte". No piso superior ficavam os brinquedos, uma mini sorveteria e um pequeno salão infantil para corte de cabelo. Em Recife o aparecimento da então mega loja de departamentos MESBLA, acabaria sepultando as lojas menores. Aqui em Campina, o comércio da Maciel Pinheiro e adjacências (NAÇÕES UNIDAS, ESPLANADA, SOCIC, CREDILAR, CITILAR, JET SET, CASAS JOSÉ ARAÚJO, CASA VAZ, CASAS GURI, TRINDADE, ESMERALDA, DIVA JÓIAS, BRASIL MODAS, CASAS PERNAMBUCANAS, LOJAS BRASILEIRAS, ELITE FOTO, BAZAR ELÉTRICO, CASA DO COLEGIAL, LIVRARIA UNIVERSAL, LIVRARIA PEDROSA e muitas outras que não consigo lembrar) resistiu como pôde a modernidade e conforto dos Shoppings. Com a restauração do quarteirão, a linha retró do centro comercial da cidade revitalizada, outros e novos investimentos como a Rede C&A se instalaram.
    Hoje, resta a lembrança de um tempo muito feliz. O nosso cuidado com a preservação dos prédios restaurados, deve ser constante.

     
  2. Bug Brothers on 5 de dezembro de 2010 às 10:50

    Poxa Gustavo, me vi nessa cena da escado rolante! kkkkkkkkkkk Realmente eram tempos muito felizes confesso que chego a me emocionar só de lembrar.

     
  3. Anônimo on 14 de outubro de 2011 às 20:34

    por favor como faço pra ver as imagens dos comercialis das casas jose araujo com as musicas de luiz gonzaga aqueles tempos me traz boas lembranças de crianças???

     
  4. Adriano on 15 de outubro de 2011 às 08:59

    É só clicar no PLAY, que tem um símbolo parecido com > .

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br