Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Aos poucos, preciosos registros do rádio campinense estão chegando ao blog “RHCG”. Hoje temos a honra de postar mais uma preciosidade da Rádio Borborema, desta vez graças ao arquivo de nosso colaborador Manoel Leite, o “Leitinho”, conhecido colecionador musical de nossa cidade.

Os que acompanham o histórico do blog sabem que nos anos 50 e 60 do século passado, eram comuns grandes eventos musicais patrocinados pela Rádio Borborema. Artistas como Cauby Peixoto, Ângela Maria e todos os grandes nomes daquela época, fizeram shows memoráveis no antigo edifício São Luiz, localizado no Calçadão de nossa urbe.


Em 1964, Campina Grande estava vivenciando as festividades de seu primeiro centenário e a Rádio Borborema não ficou de fora, contratando para um show o consagrado Orlando Silva, um dos maiores intérpretes da história deste país.

A foto acima não é o show de 1964, porém de grande valor histórico,
pois marca uma das apresentações de Orlando Silva em Campina Grande

O áudio a seguir, retrata um especial exibido no mês de agosto de 1978, em homenagem à morte de Orlando Silva, que ocorreu em 07/08/1978. O especial foi justamente o áudio do show da Rádio Borborema, em comemoração ao centenário campinense.

Como dito, o especial foi exibido em 1978 com a gravação do show de 1964, cedido ao  programa pelo ex-operador da Rádio Borborema, Marcos Albuquerque. Infelizmente, não conseguimos identificar o narrador do programa de 78 e assim, contamos com a ajuda de nossos colaboradores para que tal equívoco seja solucionado. Sabemos que o show de 1964 teve a apresentação de Eraldo César.

No áudio, ainda pode-se escutar uma crônica incidental de Chico Maria, intitulada "A Última Canção" e o apresentador DESCONHECIDO do programa de 78, dizendo que a mesma fora entregue na casa dele pelo próprio Chico. O registro sonoro é dividido em duas partes, com os primeiros 45 minutos com o show de 1964 e crônica de Chico e o restante, com músicas aleatórias da carreira de Orlando Silva. Uma raridade!!!

Escutem agora a mais este “retalho” do nosso belo passado:


ATUALIZAÇÃO (06-12-2011)

Graças a Paulo Gomes, Mario Vinicius Carneiro Medeiros e Clélio Soares, conseguimos identificar o nome do apresentador de 1978, tratando-se do grande Humberto de Campos. Clélio Soares mandou para o blog RHCG o seguinte e-mail: "Oi pessoal: o apresentador desconhecido, que leu a crônica 'A ÚLTIMA CANÇÃO ", de Chico Maria, na homenagem a Orlando Silva em 1978, é Humberto de Campos.  Parabens por tudo. O Retalhos Históricos de Campina, é literalmente, SENSACIONAL!  Abraços, Clélio Soares". Agradecemos a referência de Clélio, bem como a ajuda de Paulo e professor Mário.

Fonte Utilizada:

Rádio Borborema (Áudio)
Diário da Borborema (Coleção)

14 comentários

  1. Clotilde Tavares on 19 de agosto de 2010 às 14:33

    Fou muito bom ver na foto Arlindo do Piston, que embalava com seus solos nossos ouvidos adolescentes nos grande bailes de Campina... Nos trechos mais românticos, quando ele colocava a surdina no pistom, era de arrepiar! Com Zé Maria do violão eu aprendi muitos sequências e "enfeites" quando comecei a estudar o instrumento - que aprendi sozinha, o básico - aos 15 anos de idade.

     
  2. Lucia on 23 de abril de 2011 às 01:05

    Eu sou suspeita em falar...ele era meu idolo; até hoje guardo todas as recordações, inclusive o seu PISTON (trompete)e fotos.beijos.
    Lucia.

     
  3. Paulo Gomes on 30 de novembro de 2011 às 19:11

    Estas postagens nos enchem de orgulho e saudades de um tempo que, apesar de ainda ser um menino,ficou marcado na minha lembrança. Tempos em que Campina era realmente Grande. Este auditório, deveria ter sido preservado. Lembro-me das cadeiras, das cortinas, das escadas, onde quando subíamos, já ouvíamos a transmissão do programa que estava no ar, naquele instante. Dos sorteios dos brindes para a platéia.Os apresentadores, eram para nós como figuras míticas, que tinham o "poder" de se fazer ouvir através do éter. O que mais podemos dizer depois disso?

     
  4. Paulo Gomes on 30 de novembro de 2011 às 19:18

    O narrador desconhecido parece-me ser o inesquecível Humberto de Campos.

     
  5. mario vinicius on 30 de novembro de 2011 às 23:59

    Concordo com Paulo Gomes. Prestando bem atenção, a voz lembra a de HC, principalmente se reproduzida de forma mais lenta...

     
  6. Leitinho on 1 de dezembro de 2011 às 09:05

    Muito bom saber que todos gostaram dessa pequena contribuição

     
  7. Ludy on 2 de dezembro de 2011 às 00:09

    Nossa Rádio Borborema, como esquecer este prédio! Todos os domingos após a missa das crianças mamãe tinha que me levar para assistir o Clube Papai Noel do apresentador Eraldo Cezar, todas as vezes que passo pelo calçadão. Lembro-me dos dias de domingo. Também não posso esquecer-me da Sorveteria Flórida que tinha que ir tomar o meu sorvete quando saía da Rádio. Que tempo maravilhoso era aquele. Saudades!

     
  8. Paulo Gomes on 6 de dezembro de 2011 às 18:21

    Muito bem lembrada a sorveteria Flórida, espero que no futuro tenhamos algum post sobre ela o velho Custódio Miranda. Seria possível?

     
  9. Paulo Gomes on 6 de dezembro de 2011 às 19:31

    E quanto a Humberto de Campos,alguem lembra do "Falando de Cinema", programa apresentado por ele na década de 70 aos domingos na Radio Borborema? Lembro até da abertura com a trilha de "Goldfinger". Tempos de Ouro....

     
  10. Anônimo on 19 de dezembro de 2011 às 22:59

    Orgulho em ver meu Avô(Zé Maria-violão) fazendo parte desse time, como faço pra baixar o áudio!!! obrigado pela memoria!

    Danilo Cesar - Cacoal/RO

     
  11. Anônimo on 20 de dezembro de 2011 às 14:07

    Orgulhosa tbm, em ver Nosso Avô Zé Maria!!! Estamos no aguardo para poder baixar o áudio!!! Obrigada pelas Recordações!!!

     
  12. Anônimo on 20 de dezembro de 2011 às 14:07

    Orgulhosa tbm, em ver Nosso Avô Zé Maria!!! Estamos no aguardo para poder baixar o áudio!!! Obrigada pelas Recordações!!!

    Danelle César - Recife-PE

     
  13. Unknown on 18 de dezembro de 2021 às 07:36

    Por gentileza a gravação do programa apresentado por Humberto de Campos na Radio Borborema em agosto de 1978, não esta disponível aqui eu queria baixar esse arquivo como faço para mim e imortal.

     
  14. Anônimo on 11 de julho de 2022 às 20:11

    Boa noite..
    Meu Pai Neno, quem tiver fotos ou mais informações , sobre a inauguração.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br