Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Nesta memória fotográfica, a imagem captada em 1952 mostra em primeiro plano a antiga fonte existente na Praça Clementino Procópio tendo, ao fundo, a visão do antigo Posto Shell (Futurama), Rua Afonso Campos com parte do Grand Hotel e, à esquerda, o Edifício Anésio Leão, onde funcionou a Prefeitura, a Câmara e hoje abriga a Biblioteca Municipal.

2 comentários

  1. gustavo ribeiro on 23 de agosto de 2010 às 17:33

    Que maravilha a arquitetura do Posto Shell. Que pena que tenha sido reformado e rebatizado. Acho que sua construção original se enquadraria no design Art Déco Sertanejo, predominante no estilo da maioria dos imóveis da área central de Campina, descoberto e divulgado mundo afora pela historiadora Lia Mônica Rossi, principal responsável pela implantação do "Programa Campina Déco" em 1999. Na época, foram catalogados aproximadamente 150 prédios do centro da cidade, que tiveram suas fachadas remanescentes recuperadas, junto com toda infra-estrutura de calçadas, parte elétrica, telefônica, hidraúlica, etc. Numa ação público-privada, que resgataria a nossa história.
    Hoje, a Maciel Pinheiro (Primeira rua contemplada pelo projeto) é um marco da preservação e originalidade.
    Que bom seria, que a sensibilidade dos nossos governantes nos desse esperança da continuidade do programa, restaurando outros setores e prédios. Campina Grande, com certeza, agradeceria.
    Bom lembrar, que a relocação dos ambulantes, foi fundamental para o êxito da ação.
    O Prefeito que aceitou as pesquisas de Lia Mônica e teve coragem de tirá-las do papel, foi Cássio Cunha Lima.

     
  2. Anônimo on 24 de agosto de 2010 às 00:30

    Parabéns pelo primeiro ano do blog,belissimo trabalho esse que vcs fazem.Espero que continuem por muitos anos pois é necessario continuar registrando nossa memoria.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br