Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?

Apertem os cintos, pois iremos fazer uma viagem a vários momentos da história de Campina Grande. São fotos encontradas na Internet, do acervo pessoal do blog e também de publicações diversas sobre Campina Grande:


FOTO 1:


Registro da antiga feira de frutas que existia na Rua Venâncio Neiva

FOTO 2:


Na imagem acima, observamos a Avenida Floriano Peixoto, esquina com a Maciel Pinheiro. Algumas casas ainda obstruíam a Avenida.

FOTO 3:


Antiga Rua dos Paus Grandes, hoje Rua João Alves de Oliveira.

FOTO 4:


Rua Vila Nova da Rainha. Por trás, a área aonde viria a ser instalada a Feira Central. Ao fundo, após o Açude Velho, o sítio onde seria construído o bairro de José Pinheiro.

FOTO 5:

Registro do Calçadão da Rua Maciel Pinheiro nos anos 80

FOTO 6:


Belíssima imagem encontrada no jornal "Gazeta do Sertão”. Podemos visualizar parte da Praça da Bandeira, o Colégio das Damas, o Prédio dos Correios e alguns prédios, inclusive o inacabado edifício dos Motta. A foto é de 1981.

FOTO 7:

Imagem aérea de Campina Grande, também extraída da "Gazeta do Sertão", do ano de 1984. A identificação fica a cargo do leitor.

FOTO 8:

A então "Nova Rodoviária de Campina Grande", inaugurada no Governo Wilson Braga. A imagem provavelmente é do fim dos anos 80.

FOTO 9:

Surpreendente registro histórico encontrado na Internet, mostrando a construção do antigo Grande Hotel na Avenida Floriano Peixoto

FOTO 10:

E finalizando o "top 10", imagem da Catedral e do antigo "Paço Municipal" da Avenida Floriano Peixoto

9 comentários

  1. Jobedis Magno de Brito Neves on 8 de julho de 2010 às 08:59

    Na década de 10, do século passado, após a instalação da Estrada de Ferro, Campina Grande apresentava boas perspectivas econômicas. Mas permaneceu em fase estacionária, até por volta de 1930. A partir de então, fatores de ordem financeira e administrativa criaram uma nova estrutura econômica, desencadeando um período de grande progresso.
    Os resultados desse progresso eram sensíveis, na década de 40, com o surgimento de novas indústrias, ampliação do mercado imobiliário e um incentivo latente ao aparecimento de uma nova cultura: o algodão - o Ouro Branco. A cidade conheceu suas principais melhorias públicas, até aquela data.
    O ciclo do algodão passa a comandar um período de grande ânimo, caracterizado pelo aumento da demanda de mão-de-obra, que, num processo de crescimento, desenvolveu o comércio do município, em todos seus setores. Estas fotos mostram a grande transformação de Campina Grande. Bonito resgate

     
  2. Murali Vajapeyam on 8 de julho de 2010 às 10:11

    Sensacional o blog! Nasci e morei quase 20 anos em Campina, mas moro nos EUA ha dez anos. Comecei a tomar um enorme interesse por fotos antigas da cidade faz pouco mais de um ano. Coincidentemente, ano passado voces dois comecaram o blog, que hoje eu acompanho diariamente...

     
  3. Anônimo on 8 de julho de 2010 às 21:51

    Não consigo lembrar do nome daquele recanto, que ficava aonde hoje é a Pirâmide do Parque do Povo. Havia ali, já no início da Rua Major Belmiro, uma comunidade que todos conhecia, cujo nome gostaria de lembrar. Alguém lembra?
    Grato a todos!
    Abraço,
    Hebert

     
  4. jobedis Magno de Brito Neves on 9 de julho de 2010 às 06:36

    A comunidade era chamada Embiras

     
  5. Anônimo on 15 de julho de 2010 às 14:41

    Arthur: Muito bom o blog de vcs, tenho 19 anos, mas percebo vendo essas fotos que eu sou parte dessa cidade e ela é parte de mim. Um dia eu espero passar para meus filhos o orgulho que essa cidade, só a cidade trás para mim. Muito obrigado por fazer da web mas um instrumento de conhecimento.

     
  6. Maria Sophia on 4 de outubro de 2010 às 19:19

    Eu adoro esse blog!!!! Vocês não imaginam o bem cultural que estão promovendo para nós. Às vezes, ligo o computer e fico horas e horas me deliciando nas fotos antigas da cidade e imaginando quantas histórias de vidas já passaram por aqui! Como é interessante a história! Eu nunca tinha me ligado nisso! Tenho aprendido tanta coisa! Às vezes passo por algumas ruas e me lembro das fotos: aqui era assim... meu Deus, como mudou!!!! Estou amando a história... Quero saber mais!!! Por isso, PARABÉNS pelo projeto!

     
  7. Diogo Almeida on 15 de novembro de 2010 às 00:21

    Na foto 7, observa-se os Ed. Palomo, Ed. Lucas, Ed. João Rique e no canto esquerdo, inferior, o ainda inacabado Ed. dos Motta. No canto inferior direito, pode-se observar o Ferro de engomar e o grande galpão onde atualmente fica o Bronx Bar, na Getúlio Vargas. (para melhor identificação, seguir a abertura em V do Ed. Lucas, bem em frente).

     
  8. Gersoni Ferrreira Lucena on 12 de junho de 2021 às 19:56

    Muito bonito ver essas fotos de um tempo que não participamos, mas que desejávamos ter vivido, pelo menos para mim. Quando morava em Campina, até 2005, nunca me interessei pela história da cidade, hoje, em Poços de Caldas-MG, tenho enorme interesse em ver e rever tudo que diga respeito ao passado de Campina, e aqui no blog me encontro.

     
  9. Anônimo on 15 de maio de 2023 às 06:37

    Me lembro como se fosse hoje, eu dançando com minha véa no parque do povo, altos beijos e a pica duríssima, só sarando a noite inteira, até que dois negrões meio pardos ficaram nos encarando e um dos negrões me deu um soco forte e disse que era um assalto, daí nós começamos a brigar e no final de tudo, descobrir que o celular que ele queria roubar, era dele, eu tinha roubado dele um dia antes, e começamos todos a dançar forró como se não tivesse amanhã, hoje faz exatamente 25 anos desse acontecimento!

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br