Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Nascido na fazenda Cajazeiras, Campina Grande, Paraíba, em 17 de julho de 1886, Cândido Firmino de Mello Leitão foi Médico e Zoólogo, foi uma das maiores autoridades mundiais em aracnologia, a disciplina que estuda as aranhas.

Diplomou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. No início de sua carreira, dedicou-se à pediatria. Apesar de ter abandonado sua grande clientela particular, seduzido pela zoologia, ocupou até morrer o cargo de diretor da policlínica de crianças José Carlos Rodrigues, da Santa Casa de Misericórdia, um dos mais importantes hospitais infantis do Rio de Janeiro. 

Como zoólogo viveu grande parte de sua vida em Pernambuco e seu primeiro trabalho na zoologia foi em 1913, na Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária em Piraí, estado do Rio de Janeiro, em que foi professor de Zoologia Geral e Sistemática.

Foi interno do Hospital São Sebastião, livre-docente da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e inspetor-sanitário da Diretoria da Saúde Pública. Exerceu as funções de médico do Loyd Brasileiro, da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e da Casa dos Expostos da Santa Casa de Misericórdia.

Sua produção científica é constituída por mais de 600 obras que incluem publicações especializadas, monografias e livros didáticos e de divulgação científica. Entre esses livros, destacam-se "O compêndio brasileiro de biologia", "A vida nas selvas", "O dicionário de termos biológicos", "A vida maravilhosa dos animais".

Foi um pioneiro na reformulação do ensino da Biologia no Brasil; antes que se introduzisse esse tema como disciplina, publicou sua Biologia geral (1922), e ainda antes que se falasse de biogeografia, lançou Biogeografia do Brasil (1930). Publicou também A biologia no Brasil (1937), Zoogeografia do Brasil (1937), História das expedições científicas no Brasil (1937), Visitantes do primeiro Império (1934). 

Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 14 de dezembro de 1948. Em Campina Grande, há uma rua com seu nome localizada no Bairro da Prata.

Fontes Consultadas: Wikipédia e Portal Paraíba

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br