Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


1983 - A festa era realizada no Palhoção do Forró: inicia a consolidação do São João de Campina Grande como o maior de todo o país; A primeira festa junina no Palhoção do Forró, núcleo do futuro Parque do Povo e do Maior São João do Mundo, aconteceu em 1983. Houve 113 quadrilhas, casamento matuto, desfile de carroça. Quadrilhas destaques: a da Rua da Floresta e a Xote Menina. O sanfoneiro Sivuca é atração do Forró Entra e Sai do Campinense Clube. As vendas no período crescem 100%.

1984 - A festa de São João de Campina é inscrita no Calendário da Embratur; Surge nessa época a Quadrilha Virgens da Seca, de homens vestidos de mulher. O cantor Capilé lança nesse ano o hino do Maior São do Mundo.

1985 - Campina ingressa na era das grandes casas de show, com a inauguração do Forrock, com apresentações de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Elba Ramalho e outros.

1986 - É inaugurado o Parque do Povo, a grande área de lazer com destaque para a Pirâmide do Forró, batizada Forródromo. Marinês retorna aos palcos campinenses no Forrock.

1987 - É marcado pelo nascimento do filho de Elba Ramalho, Luan, em plena festa junina campinense. Zé Calixto, mestre da sanfona de oito baixos, recebe Medalha de Honra pelos 25 anos de carreira.

1988 - O passeio "Forroviário" foi criado. Em junho desse ano, Luiz Gonzaga realizou o seu derradeiro show em Campina Grande.

1989 - O comércio campinense atinge recordes de vendas. Com o aumento do fluxo de turistas são inaugurados novos hotéis na cidade.

1991 - A cantora Marinês comemora os seus 40 anos de carreira na festa junina campinense;

1992 - A festa de São João de Campina atinge consagração nacional, com a gravação de um clipe da cantora Elba Ramalho para o horário nobre do Fantástico da TV Globo. A Quadrilha Virgens da Seca aparece em quadro do programa da apresentadora Regina Casé. O Museu Luiz Gonzaga é instalado no Parque do Povo, nesse ano.

1993 - Acontece A Noite dos 8 Baixos, no palco do Parque do Povo, com a participação da família Calixto, com Zé e Geraldo Correia.

Ainda nos anos 90 do século passado, o Parque do Povo recebe a infraestrutura básica que permanece até hoje, como a ampliação do Arraial Hilton Motta, que possibilitou a criação da cidade cenográfica com prédios históricos campinenses, a implantação da cidadezinha cenográfica Vila Nova da Rainha, dispondo artesanato, cantador de viola, cordelista.

O Sítio São João e as Ilhas de Forró, os locais de trio de forró-pé-de serra, são ampliações marcantes do "quartel general" da folia campinense daquela decada. Os prefeitos de Campina Grande, sucessores dos fundadores do Maior São João do Mundo, fizeram modificações menores na estrutura da festa, no layout seu, nas atrações e acréscimos de alguns eventos.

2007 - O Sítio São João é desmembrado do Parque do Povo;

2009 - Realizada primeira grande obra de recuperação da Pirâmide do Parque do Povo, um dos locais populares mais encantadores da festa;

2010 - Este ano o Maior São João do Mundo tem uma das programações artísticas mais arrojadas, conciliando o forró tradicional e o forró banda.

Fonte Pesquisada: Jornal A União "Especial Campina", 29 de Maio de 2009

1 Comment

  1. Anônimo on 13 de junho de 2017 às 16:40

    Você quer dizer "Cronograma do Maior São João do Mundo", não? Os festejos juninos em Campina são seculares. Na chamada "era moderna"(vamos dizer assim), tinha a famosa quadrilha da (rua) Floresta, tinha também outra gigantesca na Desembargador Trindade, sem falar no São João do Clube dos Caçadores que era maravilhoso: Elino Julião, Trio Nordestino(original), Os 3 do Nordeste(original), Messias Holanda enfim, o elenco da coletânea "Pau de Sebo" da CBS se apresentava todo em Campina. No Campinense(ginásio César Ribeiro) tinha Jackson do Pandeiro, Genival Lacerda, Antonio Barros e Cecéu, Elba Ramalho(anos 80)...quer dizer, sempre houve festa por aqui. Sem falar no Pio XI do Catolé(TV Itararé hoje), Flamengo do Zepa,Paulistano...etc.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br