Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Esta foto faz arte do acervo disponibilizado no Blog Tataguaçu de História da cidade de Queimadas. Captada pelo fotógrafo campinense José Cacho, fornecida gentilmente por José Ezequiel Barbosa Lopes,a foto nos mostra o "Posto Central", estabelecimento que funcionou no centro de Campina Grande, mais precisamente na intersecção onde hoje se encontra o Monumento João Rique. A data da fotografia é desconhecida.

De acordo com a descrição publicada no Blog Tataguaçu: "Antigo Posto Central de Campina Grande, num local conhecido como Ponto Certo. Ficava nas confruências das Ruas João Pessoa, João Suassuna, Marquês do Herval, Praça Epitácio Pessoa e o antigo Beco dos Bêbados."

OBSERVAÇÃO SOBRE ESTA FOTO:


Um leitor chamado Hebert nos contactou relatando não entender a relação desse posto com a Praça Epitácio Pessoa e Beco dos Bêbados.


Pois bem, José Ezequiel Barbosa Lopes, entrou em contato conosco e relatou o seguinte: 

"Caro amigo, vi um comentário na postagem que trás o Ponto Central, que a pessoa não entendia a relação da imagem com as Ruas que são citadas. Para dirimir qualquer dúvida, lhe envio um material que estava no verso da propria imagem, dos arquivos de Seu Baninho.

Foi o próprio Urbano Pereira que traçou o esquema para melhor situar a posição daquele marco, isso ainda nos anos 80, sem imaginar que um dia sua foto seria histórica (mais valeu a sensibilidade de fotografo), escrevendo no verso da própria foto.

Em conversa informal, ele disse que o ponto, era um antigo posto de gasolina também conhecido como Ponto Certo ou Ponto Central, lá funcionava uma lanchonete que era aberta 24 horas, onde os boêmios campinenses iam matar a fome nas altas horas.

 Os dizeres que lá está são:

'Isso aqui na década de 40 mais conhecido como Ponto Central, não existe mais, hoje é uma pequena pracinha que liga as ruas (segue o mapa com os nomes das respectivas artérias):' "




Nós do blog "RHCG", agradecemos a gentileza de José Ezequiel na resolução de mais esta dúvida do pretérito campinense.

6 comentários

  1. Unknown on 26 de maio de 2010 às 21:39

    Este comentário foi removido pelo autor.

     
  2. Anônimo on 26 de maio de 2010 às 23:19

    Não entendi a relação desse posto com a Pç. Epitácio Pessoa e o Beco do Bêbados...
    Hebert

     
  3. Jobedis Magno de Brito Neves on 8 de junho de 2010 às 08:40

    Viajei no tempo nessa foto, muito maneiro ter visto um dos primeiros postos de combustível da cidade bem no começo do seculo passado,se morar aqui hoje é bom imagina naquela época,devia ser um paraíso,cada dia que passa eu me apaixono pelo site RHCG!O site é um trabalho de pesquisa historica e de amor à Campina Grande que merece elogios.

     
  4. Anônimo on 8 de junho de 2010 às 23:52

    Realmente equivoquei-me. Confundi o Beco 31 com o Beco dos Bêbados.
    Desculpem-me.

    Hebert

     
  5. Clotilde Tavares on 13 de julho de 2010 às 22:28

    Lembro-me de quando muito pequena, na madrugada ainda escura, morta de frio, nos braços de Mamãe, esperavamos aí o ônibus para viajar. Para Recife, talvez. Isso deve ter sido perto de 1950. Lembro o cheiro da gasolina, e dos mictórios imundos! Nunca esqueci.

     
  6. BADU on 5 de fevereiro de 2022 às 08:44

    O PONTO CENTRAL NUNCA FOI DOS ANOS 40 NO MÁXIMO NOS FINS DOS ANOS 50.

     


Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br