Serviço de Utilidade Pública - Lei Municipal nº 5096/2011 de 24 de Novembro de 2011
Criado por Adriano Araújo e Emmanuel Sousa
retalhoscg@hotmail.com

QUAL ASSUNTO VOCÊ ESTÁ PROCURANDO?


Claro que não se trata de um campinense. Porém, Silvino Elvídio Carneiro da Cunha, paraibano nascido em 31 de Agosto de 1831 foi deputado provincial da Paraíba por várias legislaturas e, em nossa peculiaridade, à respeito da sua participação na História de Campina Grande, o Barão do Abiaí era o Presidente da Província quando eclodiu em nossa cidade a popular Revolta de Quebra-Quilos, objeto de post pretérito.

Foi, tão somente após o intenso esforço da Guarda Imperial, solicitada pelo Barão, que foram contidos os ânimos revoltosos do grupo liderado por João Carga-Dágua, Neco de Barros e Alexandre de Viveiros.

Silvino Elvídio foi Bacharel em direito pela Faculdade de Olinda em 1853, foi Presidente das províncias do Maranhão,do Rio Grande do Norte,da Paraíba e de Sergipe. Inspetor da Alfândega da Paraíba, Deputado Provincial desde 1855 até 1870 na Província da Paraíba do Norte. Delegado de Polícia, Promotor Público e Secretário do Governo, foi também Diretor da instrução Pública e Procurador Fiscal da Fazenda, nessa província. Era membro do IHGB de Pernambuco, Oficial do Mérito Agrícola e da Legião de Honra da França e Comendador da Imperial Ordem da Rosa e da de Cristo. Era Fidalgo Cavaleiro da Casa Imperial.

Recebeu o Título de Barão, através de Decreto Imperial em 18 de Janeiro de 1882, onde Abiahy fazia referência à localidade hoje conhecida como Pitimbu.

Abaixo, uma cópia escaneada de parte do Relatório apresentado, como forma de Balanço Anual, das atividades exercidas na Província, onde destaca-se uma pequena referência à Revolta ocorrida no ano anterior, em função do destacamento da Guarda Imperial:

Fonte: "Relatório apresentado á Assembléa Legislativa da provincia da Parahyba do Norte em 7 de agosto de 1874 pelo presidente, exm. sr. dr. Silvino Elvidio Carneiro da Cunha. Parahyba, Typ. do Jornal da Parahyba, 1874"

0 comentários



Postar um comentário

 
BlogBlogs.Com.Br